segunda-feira, 30 de novembro de 2009

SUDDHA DHARMA MANDALAM !!!!! QUEM DÁ MAIS ??????


Nossa,
Chega a ser até revoltante termos que ouvir e ler coisas nesta net totalmente desprovidas de verdades e sem fundamento algum !!!!!
O Suddha Dharma Mandalam NÃO tem nenhuma linhagem de SWAMIS !!!!!!
Nossa tragetória nesta escola segue um caminho de "Guru Param Para", ou seja, de Instrutor para aluno....
A didática utilizada nela, para uma maior organização segue da seguinte forma:
1) Quando entramos para esta organização nos tornamos DASAS (servidores) da humanidade !!!! Qualificação esta que nos acompanha para o resto de nossos dias neste planeta.
2) Em seguida, de acordo com as iniciações que recebemos, nos tornamos THIRTHAS...
3) Mais adiante nos tornamos BRHAMAS...
4) E finalmente ANANDAS....

Tudo isso são classificações apenas para um melhor entendimento e funcionamento do Mandalam (organização).

Qualquer título de Swami que apareça em alguns nomes, são meras sincronias da "cultura indiana" e não cargos específicos ou iniciações desta escola.

Outra coisa,
Sri Bhagavan Mitra Deva NÃO alcançou seu "MAHA SAMADHI" !!!!!! ou seja, Ele não faleceu e NEM vai falecer em tempo algum !!!!!!!
Ele é só o 1º de um leque de 9 Avataras que se manifestarão neste Kali Yuga, sendo que a somatória destes 9 nos trará a vinda do tão esperado MAHA AVATAR (kRISHNA, BUDHA, CRISTO, MAYTRÉIA OU O NOME QUE VC QUEIRA DAR).

Eu afirmo esta verdade !!!!!
Eu pertenço a "Ordem do Mitra Brinda", ordem esta organizada pelo próprio "Mitra Deva"....

Minha linhagem de "Guru Param Para" é:
1) Subramanyananda
2) Srinivasacharyar
3) Vasudeva Row
4) Janardana
5) Anantram
6) Sow Bala
7) Sri Vajera Yogui Dasa
8) Marinês Peçanha de Figueiredo
9) Antonio Arias
10) Arturo Castro

Sendo que, a partir de Anantram, convivi fisicamente com todos eles bem pertinhos da minha pessoa.

Cada um de nós terá sua história no Suddha Dharma, é isso que é lindo !!!!!
Agora, fazer pirraça, contar inverdades, fantasiar estórias...me poupem !!!!!!
Se dizem Mestres !!!! Mestres de quê????? só se for de IMATURIDADES !!!!!

Em cada lugar esta escola se fez presente !!!! com passagens lindas, maravilhosas pra todos nós !!!!!
O SDM como já disse em outro artigo, NÃO é propriedade de ninguém !!!!! portanto, vamos acabar com essas bobageiras inventadas por aí !!!!! isso só denigre a imagem daqueles que contam essas estórias !!!!!
Para nos sobressairmos na vida, nao precisamos anular o brilho do outro !!!!!

Muita calma "colegas" !!!!!!
Essa guerrinha de que "é mais meu do que teu", tá muito feia !!!!!

VAMOS TRABALHAR ?????
COM CERTEZA TEMOS MUITAS COISAS A FAZER EM PRÓL DESTA HUMANIDADE AINDA !!!!!!
ARREGAÇAR AS MANGAS DE VERDADE, SÃO POUCOS QUE FAZEM !!!!!
È MAIS FÁCIL FICAR DIVAGANDO EM SUAS LINHAGENS E COISA E TAL.....
KARAMBA !!!!!
VAMOS CRESCER UM POUQUINHO ???? HEIN ????

A melhor receita ?????
Parar de olhar pro outro como concorrente e exercer a premissa maior desta escola milenar que é o BHÁVANA E TRABALHAR, TRABALHAR, TRABALHAR.....

domingo, 29 de novembro de 2009

Toda a beleza é pouca aqui !!!!!!

Amrao Jaam

Assistam este filme !!!!
Quando a Alma Divina se manifesta, a arte sobressai sobre todas as coisas !!!!!

Aishwarya Rai

Até nas profissões mais insólitas, somos capazes de sublimar o Divino que está em nós !!!!!!


Mulheres lindas !!!!!!

Entendimento do feminino no Universo !!!!!!

Por: Margareth Gonçalves (Devi Dasika)



A Deusa é o próprio Universo !!!!!!
Não consigo entender quando leio ainda em certos artigos títulos como “A volta da Deusa”, “O retorno da Deusa” ou coisa parecida.....
Retornar de onde????? Voltar de onde?????? mais me parece o que tbm ouço: “Jesus está voltando !!!” de onde? Podem me dizer ????? nem sabia que Eles teriam ido pra lugares distantes !!!!! kkkkk
Eu chamo isso de “imaturidades”. Sim, imaturidades, pq são energias permanentes do Universo, não teem como irem pra lá ou virem pra cá !!!!!!
A energia feminina é aquela que “pari” as ideações da energia masculina, portanto se, em algum momento Ela tivesse se ausentado, o próprio Universo deixaria de existir !!!!!!
Entendo o período onde se fez domínio o poder do masculino, mas isso só nas aparências.....o masculino NUNCA entrou em conflito com o feminino, isso é impossível !!!!! são energias mantenedoras do existir !!! do ser !!!!!!
Tudo isso acontece tbm em nossa 3º dimensão qdo um homem (sexo masculino) insemina uma mulher(sexo feminino)....ele tem a intenção e ela concretiza sua vontade..... SEM Ela nada acontece, ficaríamos no mundo das idéias sómente.
Portanto, AMBOS são necessários e determinantes para o nosso equilíbrio. Não é à toa que temos em nós estes dois aspectos, estes dois hormônios.
Era do Patriarcado !!!!!
Era do Matriarcado !!!!!
Evoluimos não ?????
Então, chega de disputas medíocres e que não nos levam a absolutamente NADA !!!!!!
Ambos aspectos são atuantes e absurdamente necessários !!!!!
D’eus em seu aspecto Consciência e Deusa em seu aspecto Energia, dando movimento a absolutamente TUDO que é visível e tbm invisível, deste mundo e de outros mundos......
Na realidade, ambos atuam em unicidade, em completude, em sabedoria....
São UNOS em essência !!!!!
Temos que nos apoiarmos em tudo que é “permanente”, “contínuo”, então assim a Deusa é o fio de “Sutratma”, o fio que une todos e tudo ao mesmo tempo e eternamente..... Ela é a Shakti (energia) do universo !!!!! Ela é o Tantra ( a cadeia de união Divina) !!!!
Sendo assim, jamais poderia ter deixado de ser algo !!!!! em algum momento do existir !!!!! pensem !!!!!
Pra quê brigas ou disputas daquilo que é indiscutível, real, eterno, imutável e profundamente amável??????
Enqto existirem tentativas de predomínio desta ou daquela energia por nós humanos, existirá conflitos que com certeza não nos levarão a termos acréscimos de nada que seja positivo para nós mesmos.
Equilíbrio pessoal, muito equilíbrio !!!!!
Já cometemos esses mesmos enganos em outros tempos, qdo nós mesmos já cultuamos em demasia sómente os aspectos masculinos, trazendo para esta humanidade uma imensidão de ilusões....não será nós mesmos que estamos neste momento trazendo agora prá esta mesma humanidade o exagero do culto ao feminino?????
Quem sabe sejam as mesmas consciências que antes idolatraram o masculino, hoje estão idolatrando o feminino ?????
Se continuarmos assim, o desequilíbrio continuará !!!!!
É importante que tenhamos compreensão e maturidade para trabalharmos bem nossos 3 aspectos energéticos, o feminino, o masculino e o neutro em nós mesmos.
Somos tudo isso e não adianta negarmos tudo isso !!!!!
Em aspectos superiores, não somos Nada disso, somos apenas Energia, ou seja, Shakti, Sutratma, Tantra....kkkkk voltamos assim á Deusa, só a Ela, portanto não precisamos de nenhuma reconecção, já somos tudo isso em essência, em vida !!!!!
Pra que disputar a permanência do Universo ?????
Vamos viver esta plenitude de ambas as energias, só assim seremos plenos e realizados, trazendo a felicidade para bem pertinho de nós mesmos e para todos áqueles que nos cercam.
Shanti !!!!!!
Translado abaixo informações que acredito serem pertinentes neste momento:

No Svetasvatara Upanishad há um verso que diz:
“Tu és mulher;
Tu és homem;
Tu és mancebo;
Tu és também donzela;
Tu és o ancião que vacila com sua bengala;
Tu nasceste com Teu rosto voltado para todos os lados.

Como a Shakti (energia do Universo), a Mãe Divina, se manifesta de maneiras diferentes:
No reino mineral Ela se manifesta como a inteligência das partículas que formam os átomos e da organização desses átomos como moléculas;
Se manifestando como calor, luz, som, magnetismo e eletricidade, por isso, chamada Bhuta Shakti ou a energia dos elementos.
No reino vegetal Ela mesma (shakti ) se apresenta em grau superior, como Prana, a energia vital inteligente que promove a organização e o desenvolvimento das plantas e sua sensibilidade aos fatores externos.
No reino animal, Ela se apresenta ainda em um nível mais superior. A mente animal (kama) é capaz de apreender, de ter instintos, de ter a percepção de certo grau de relações entre causa e efeito e maior percepção de prazer e dor.
No homem, a Shakti( a própria Deusa) desenvolve ainda o sentido estético e ético e o exercício dos poderes intelectuais, emocionais e volitivos, sendo chamada, então, Jiva Shakti.
Mais elevado que Jiva Shakti é a manifestação desta mesma Mãe Universal na consciência dos Sábios, Devas(anjos), Seres de luz, com suas consciências límpidas, expandidas, com percepções da Unidade, da Plenitude e da Bem-aventurança.
Então, Ela é chamada Atma Shakti, a mais elevada forma de Shakti a que pode aspirar o ser humano, levando-o a colaborar no plano divino como um ser que alcançou sua realização.

Ela se apresenta em quatro grandes aspectos, quatro manifestações cósmicas que são os poderes fundamentais: o poder do conhecimento, o poder da vontade, o poder da ação e o poder da síntese.
Personificando o Poder do Conhecimento (Gnana-Shakti) Ela é adorada como Saraswati, a Deusa da Sabedoria, das Artes e das Ciências.
O Poder da Vontade (Iccha-Shakti) é representado pela Divina Mãe na forma de Lakshmi, a benevolente Deusa da Prosperidade, da preservação do Dharma, da Beleza, da Bondade.
Como Durga, Ela personifica o Poder da Ação, a força avassaladora que “quando se manifesta no éter do coração reduz a cinzas os impedimentos provenientes da separatividade”.

E, finalmente, como Yoga Devi, Ela é Maheswari, a Grande Energia Cósmica, o Sutratma ou o fio da Alma que une a todos os seres e a todos os mundos, como um cordão que une todas as pedras de um rosário. Neste aspecto, Ela é reconhecida como a Rainha da Hierarquia de Sábios e Videntes que governam a evolução desse mundo, o néctar de onde flui a sabedoria e todos os poderes da Irmandade Universal.
“Sua graça é ilimitada;
Sua misericórdia é ilimitada;
Seu conhecimento é infinito;
Seu poder é incomensurável;
Sua glória e inefável;
Seu esplendor é indescritível.
Ela lhe dá Bhukti (prosperidade material) e Mukti (liberação)”.

2012

Pessoas,
Fui assistir o filme 2012....
Como tecnologia os americanos continuam embatíveis !!!!!
Mas, como bons americanos que são, continuam abusando da "Lei da Atração" !!!!
Caramba, eles NÃO apreendem !!!!!
Quanto exagero !!!!
Eu em meus 53 anos já passei por 3 "fins de mundo", este será o 4º !!!!!
kkkkkkkkk
Temos de enterder de uma vez por todas que, todas estas transformações são internas !!!!! pessoais, subjetivas !!!!!
Com certeza temos tendências por ações já praticadas por nós mesmos anteriormente e no presente tbm, porém existe "Dharmas" (que são de absoluta proteção) e que atuam acima dos Karmas que eventualmente podemos executar, uns por vontade e outros por pura inconsciência.
Isso tudo é pra fomentar mais uma vez o desespero e a angústia das pessoas menos preparadas.....e óbvio para gerar muita grana !!!!!! pra eles, é claro !!!!


Avatar

Pirei neste filme !!!!!
Assisti o trailler no cinema.....
Fantástico !!!!!
O olhem que vai ser tbm no cinema 3D !!!!!!
Não percam !!!!!

Previsões para 2010 - Aquário

Por: Andreia Modesto



Os aquarianos encontram, de modo geral, as condições necessárias para o desenvolvimento em todas as áreas da vida. Algumas energias despertam o potencial e tocam na sensibilidade do signo e a orientação é para que fiquem atentos às oportunidades e possam aproveitá-las ao máximo.

Aquário é um signo de extremos e é preciso analisar todas as experiências de 2009 para compreender se estão numa conexão positiva com si mesmos ou se estão se dispersando e fragmentando demais a atuação no plano material. Pois já em 2009 as influências foram positivas. Uma avaliação sobre o que ocorreu ao longo do ano poderá ajudar a evitar erros em 2010.

2009 foi um ano de expansão e abertura de novos cenários. O risco para Aquário é sempre a chance da desorganização, o vento batendo contra, a confusão interior que acaba transbordando para o cenário exterior. Mas, pelo menos em teoria, as chances de Aquário vibrar as influências de modo negativo, seriam pequenas.

Uma das questões mais importantes para 2010 continua sendo o reconhecimento do potencial intelectual, dons, talentos e habilidades para o desenvolvimento profissional, o que deve trazer um maior retorno financeiro.

Em poucas palavras pode-se dizer que está na hora de Aquário aprender a produzir com constância, construindo um caminho profissional mais linear e tendo um bom retorno financeiro por isto.

O signo das idéias criativas não gosta de perder muito tempo com a administração financeira mas desde 2008 vem sendo pressionado para aprender a lidar com o dinheiro e construir alguma segurança.

É possível gostar muito do que faz, ser criativo, ter um dia-a-dia dinâmico e ter bom retorno financeiro. Alguns podem querer estudar ou trabalhar fora do país de nascimento ou mergulhar no projeto de um livro, um site ou um blog. Poderão receber convites para palestras e apresentações em outras cidades ou outros países. E deverão aceitar os desafios, pois as experiências internacionais serão muito gratificantes.

Aquário gosta de produzir conhecimento por conta própria mas as influências de Saturno podem levá-lo a considerar a possibilidade do caminho na vida acadêmica, conseguindo ter um foco e um poder de concentração maior do que em outros momentos. Mesmo com a energia de Netuno sobre o signo, será possível determinar metas com clareza e segui-las com determinação. Basta querer.

Os próximos anos poderão se traduzir por amadurecimento intelectual e espiritual, o que significa tornar-se ainda mais responsável por si mesmo e por suas escolhas.

Alguns padrões do destino aquariano se manterão como os imprevistos, as viagens curtas e longas resolvidas de repente, os novos amigos, a impaciência e a irritação com questões do cotidiano. Urano, regente de Aquário estará em conjunção com Júpiter em Peixes e em Áries, mobilizando a vida dos nascidos nesse signo para novas dimensões.

O signo que tem a função de despertar das ilusões e chamar à participação no mundo lá fora, poderá criar mais do que nunca e vivenciar experiências transformadoras e profundas.

A vida amorosa? É fundamental que a pessoa amada possua afinidades com toda essa energia de expansão aquariana. De preferência, que seja também nascido com muitas influências do signo ou do planeta Urano.

Aquário vive uma fase criativa que pode se traduzir pela chegada de filhos ou a produção de um livro, uma peça de teatro, a construção de uma empresa, a criação de um novo corpo ou de uma nova forma de pensar...o signo das novidades e do poder de criação continuará a se expressar no mundo com força, espontaneidade e uma visão mais crítica sobre todas as escolhas e atitudes.

Saturno poderá ensinar a Aquário a lidar melhor com o seu poder pessoal. Alguns poderão receber promoções, prêmios e descobrirem que estão sendo o centro de todas as atenções. Exercer poder e autoridade é sempre um desafio para o signo que gosta de ouvir todas as opiniões e toma decisões tentando responder a todas as necessidades.

Alguns aquarianos largarão o trabalho convencional para se desenvolverem no Terceiro Setor, fazer política ou conseguirão criar bastante tempo para trabalhos voluntários.

Aquário poderá sentir a necessidade de se afastar com alguma freqüência para viajar, ler ou criar com uma dose maior de liberdade. A intuição estará mais forte do que nunca.

O que vai merecer uma atenção maior é a saúde, sobretudo coluna e ossos. E como Aquário continua sendo um signo de extremos, aqueles que sentirem que não conseguem realizar o que desejam, poderão ficar melancólicos e ressentidos. Mas continuo acreditando que poucos não consigam aproveitar as boas energias.

Uma das palavras de Aquário é surpresa. O ano de 2010 será cheio de surpresas, encontros, eventos, possibilidade de novas aberturas. Mas dentro desse contexto que muitas vezes parece mágico, Aquário sabe que pode e deve escolher o melhor.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

“ESTROFES DA GRANDE INVOCAÇÃO A LUZ”




1º)- estrofe (1936)
Que as forças de Luz iluminem a humanidade
Que o Espírito da Paz se difunda pelo mundo
Que o Espírito de colaboração una os homens da Boa Vontade
Onde quer que estejam
Que o esquecimento das ofensas, por parte dos homens, seja a tônica desta época
Que o Poder acompanhe os esforços dos Grandes Seres
Que assim seja e cumpramos a nossa parte

2º)- estrofe (1940)
Que surjam os Senhores da Libertação
Que tragam ajuda aos filhos dos homens
Que apareça o jinete do lugar secreto, e com sua vinda, salve!
Vem, ÓH! Todo Poderoso....
Que as almas dos homens, despertem para a Luz
Que permaneçam com intenção unificada
Que o Senhor pronuncie o “Fiat”: “CHEGOU A SEU FIM A DOR”!!!!
Vem, ÓH! Todo Poderoso
Chegou para a força salvadora
A hora de servir
Que se difunda pelo mundo, ÓH!! Todo Poderoso
Que a Luz, o Amor, o Poder e a Morte
Cumpram o propósito daquele que vem
A vontade de salvar está presente
O amor, para levar a tempo a tarefa, está amplamente difundido
A ajuda ativa daqueles que conhecem a verdade, também está presente
Vem, ÓH! Todo Poderoso e funda os três
Constrói uma muralha protetora
O império do mal deve terminar agora

3º estrofe (Abril de 1945)
Desde o ponto de Luz na mente de D’eus
Que flua Luz às mentes dos homens
Que a Luz desça à terra
Desde o ponto de Amor no coração de D’eus
Que flua Amor aos corações dos homens
Que o Cristo retorne à terra
Desde o centro onde a vontade de D’eus é conhecida
Que o propósito guie as pequenas vontades dos homens
O propósito que os Mestres conhecem e a que servem
Desde o centro a que chamamos a Raça dos homens
Que se cumpra o plano de Amor e Luz
E que se sele a porta onde mora o mal

Que a Luz, o Amor e o Poder restabeleçam o Plano sobre a Terra !!!!!!


Um teosofista Ilustre- Sir S. Subramania Iyer


Por: N. C. RAMANUJACHARY





Sir S. Subramania Iyer
(Nasceu em: 01/10/1842)

Um sempre teosofista verdadeiro de coração.
A associação formal de Subramania Iyer com o movimento Teosófico de iniciou quase do momento em que o coronel Olcott e Madame Blavatsky chegaram em Chennai (Madras). Ele se uniu ao TS em 1884 em Madurai e seus serviços ilustres estavam sem falta à disposição da sociedade.
Annie Besant o conheceu primeiramente em 1893 na conferência do Congresso Nacional Indiano.
Em suas palavras (Anne Besant): “Ele se uniu à Sociedade, no início manteve inquebrantável sua lealdade e devoção durante as tormentas e dificuldades, ao lado de HPB e HSO mesmo quando ridicularizado e injuriado. Ele ajudou o trabalho da Sociedade estando em muitos comitês que o presidente instituiu. Foi em Chennai em 1884 que ele pela primeira vez entrou em contato com T. Subba Row e ficou muito impressionado e atraído por ele e sua erudição”.
Cooperou com Anne Besant em todos os seus movimentos multifacetados, educativos, sociais, políticos, teosóficos e espirituais.
Serviu à TS como Secretário de Gravação (1905-6) e depois durante o período de Dra Besant na presidencia como vice-presidente (1907-11). As instalações das casas da Soc. Teosófica em Triplicaine (Chennai) e Madurai, onde ele nasceu em 1842 e onde praticou a advocacia até 1885, são memoriais para ele.
Teve muitas iniciativas à seu crédito. Durante o Regime Britânico, foi o primeiro indiano nomeado como vice-chanceler da Univ. de Madras (1904).
Advogado de profissão e elevado à Banca em 1895, foi o primeiro juíz indiano nomeado chefe executivo da justiça da alta corte de Madras, não somente uma vez mas três vezes. Pelo amor à pátria, foi um dos componentes do grupo central de patriotas
responsáveis pela fundação do congresso nacional indiano em 1885. Foi um trabalhador ativo e presidente honorário da casa “Rule League” de Anne Besant.
Sir P. S. Sivaswami Iyer, um advogado eminente e compatriota de Subramania Iyer, lembra como num precesso criminal contra um certo alto sacerdote de Tirupali sob acusação de desapropriação de ouro do templo, foi proposto cavar o local de um mastro de bandeira onde foi dito que ele havia enterrado o ouro, mas não foi aceito por Mn. Norton, um advogado líder da época e que defendia o sacerdote. Norton advertiu com enfase, que cavar este local seria “um sacrilégio” que sorria através do mundo ortodoxo.
Subramania Iyer, como promotor público, retrucou elegantemente à Norton arguindo: “Fiat Justitia Ruat Caelum”, deixe a justiça prevalecer mesmo que os céus caiam; o que dizer se um mastro cair ! e evidentemente que ele ganhou.
Subramania Iyer era um homem com memória fóra do comum para casos da lei e de percepção extraordinariamente rápida. Também era notável sua rapidez na leitura e grande rapidez de apreensão. Um contemporâneo seu o descreveu assim: “Um homem de natureza altamente emocional, um grande orador, um daqueles poucos que a eloquência brota naturalmente e não como resultado de qualquer preparação”. Tinha excelente conhecimento da natureza humana que lhe amparava bem ao lidar com clientes e juízes.
Foi elevado a SIR pelo Conselho Britânico em 1907.
A Universidade de Madras lhe conferiu o grau LL.D. Honoris Causa em 1917 quando tomou o passo arrojado e inusitado de se dirigir ao presidente dos E.U.A. Woodrow Wilson sôbre anarquia britanico na Índia, citando particularmente a incarceração de Anne Besant, a resposta foi rápida. Mas quando veio a saber do desprazer do Gov. Britânico, imediatamente renunciou ao seu título.
Por todo o seu notável brilhantismo, versatilidade e sucesso nos caminhos mundanos da vida, era essencialmente um estudante filosoficamente profundo do oculto. Em T. Subba Row encontrou um mentor valoroso.
Entre ambos se desenvolveu um relacionamento próximo baseado em mútua apreciação e consideração.
S.Iyer generosamente ajudou na publicação das conferências (preleções) de convenções sôbre o BhagavaGitá ( agora disponível sob o título “Filosofia do B. Gita) e uma coleção entitulada “Escritos Esotéricos”.
Ele seguiu a investigação sistemática de muitas formas de meditação, consequências de suas buscas espirituais e práticas meditativas, aparentemente conseguiu alcançar certos poderes ocultos que eram crescentemente incompatíveis com a vida mundana. Chegou a um ponto quando o fogo espiritual nêle lhe fez quebrar através de todas cascas e largar todos papéis lançados sôbre si pela vida pública.
Se tornou um recluso após passar por transformação espiritual que aceso (por fogo de lenha) e nutrido em medida não pequena por sua associação com HPB, T. Subba Row, Anne Besant e a Soc. Teosófica.
Próximo dos anos finais de sua vida Ele convergiu em diração a um típico Universalismo Védico.
Inatingível como possa o objetivo parecer, ele exortou: “Nosso dever está no constante empenho em diração de algo que transcende ambos, SVÃRTHA, auto-interesse e PARÃRTHA, altruísmo.
Isto é Paramãrtha, o supremo, como relíquia guardado nas orações beneditórias (benditas). Dos Maharishis pela felicidade Universal, Paz e Harmonia, que se traduz na unificação do transcendental. Ele abraçou a ordem monástica sob o nome de Swami Subrahmanyayananda.
Na visão hindú da vida, o “summum bonum” é a extinsão da auto-identificação (svarupa nirvãna), considerada uma doença.
Ao se aproximar do final de sua jornada de vida, pôde dizer triunfalmente que estava livre daquela doença. Respirou por último em 05/12/1924. (nossa capa é a foto da estátua de sir S. Subramania Iyer no campus de Adyar, é uma réplica as estátua erigida pela agradecida Universidade de Madras em sua propriedade).

Om Tat Sat

AS GUNAS E SUA INFLUÊNCIA NOS SERES HUMANOS

Por: Arturo Castro O.
(Gnana Datha do SDM de Santiago-Chile)



É notório quando observamos em cada pessoa que conhecemos características que imprimem nela diferenças peculiares, as quais imprimem sua personalidade.
Encontramos assim, dentro da sociedade humana, uma gama de indivíduos que atuam de maneira distinta em seu desenvolvimento diário. Poderíamos classificá-los, para distingui-los entre si, como ativos, passivos e equilibrados.
Pois bem, antes de prosseguir com esta análise, vale a pena fazer um pequeno parêntese explicativo para fazer uma relação breve com o que descreverei mais adiante e que concerne ao nosso tema: as gunas.
A Brahma Shakti, ou Energia de Brahm, que é a força dimanante do Supremo Criador para o perfeito funcionamento do Universo, é utilizada sob três aspectos no processo evolutivo universal. Estes se definem como DEVI SHAKTI, ESHA SHAKTI e GUNAMAYI SHAKTI.
A primeira destas forças, a DEVI SHAKTI, em união com o Supremo espírito de Deus, funciona para a criação, conservação e convergência do Universo, sendo este um processo eterno, sem princípio nem fim.
Imediatamente depois, vem a ESHA SHAKTI que é aquela energia especial utilizada pelos Avataras ou Mensageiros Divinos. Com ela, estes excelsos seres obtêm seus grandes poderes, utilizando-os para o seu alto labor de guiar a humanidade na consecução da máxima aspiração, ao fazer-lhe recordar sua suprema e verdadeira procedência. É precisamente nesse momento, quando Eles descem a este mundo, tendo em vista as circunstâncias requeridas de tempo e lugar, necessários para executar sua missão especial.
Finalmente, está a denominada GUNAMAYI SHAKTI, que é a energia que nos faz atuar dentro do mundo material e que se relaciona diretamente com a nossa evolução como integrantes de uma humanidade.
Esta energia se projeta em duas direções, o que faz com que o ser humano sempre tenha duas tendências: uma espiritual e outra material, ou seja, ATMA PARA e PRAKRITI PARA.
Sempre existe uma batalha permanente entre o material e o espiritual no indivíduo; em princípio, este se deixa influenciar inconscientemente pelo aspecto material, ou Prakriti Para que é o fator trigúnico do qual provêm SATWA - RAJAS e TAMAS, chamadas também de qualidades da matéria ou qualidades prakríticas.
Satwa, Rajas e Tamas são as denominadas GUNAS e são as que influem para formar a nossa personalidade, tornando-nos diferentes dos outros indivíduos. Não existe, por esse motivo, pessoas exatamente iguais em personalidade, já que cada uma destas qualidades mencionadas produzem um efeito especial, formando uma individualidade e uma maneira de pensar distinta.
O primeiro destes aspectos da matéria é o denominado TAMAS e está relacionado com a inércia; este influi na pessoa, tornando-a negativa, inativa, preguiçosa, desordenada, totalmente inútil à sociedade; isso a leva a uma vida de maus costumes, sem personalidade, materialista, influenciada pelo medo, tristeza sem motivo aparente, desalento e consumida na obscuridade da ignorância. Também suas ações são torpes e inoportunas tanto em sua vida comum como em seus oferecimentos religiosos que são efetuados a divindades existentes somente em sua imaginação. Seus alimentos também possuem características tamásicas, i.e., envelhecidos, insípidos e decompostos, a isto deve-se acrescentar o absoluto desconhecimento da imanência de Deus em todos os seres, já que só aceitam comprovações científico-materialistas e não espirituais.
Acerca da segunda qualidade, RAJAS, esta está relacionada com a atividade em todos os seus aspectos e de por si se apresenta ligeiramente superior a TAMAS, mas, apesar de tudo induz a um tipo de ação que, ainda que em princípio esteja errada, é necessária, pois conduz a um grande aperfeiçoamento dentro da evolução do indivíduo.
Quando RAJAS predomina na pessoa, no começo a faz atuar de forma irascível e violenta; torna-se cobiçosa e ambiciosa, ou seja, totalmente apegada ao fruto da ação que está executando. Daí que sempre é vista buscando retribuição a tudo aquilo que realiza; se, por exemplo, dá esmola a algum necessitado, de alguma maneira chama a atenção, para que os que a rodeiam a ademirem e louvem sua “boa obra”; se pede alguma graça à Divindade, coloca suas condições humanas, tratando de suborná-La, atitude que, é óbvio, nunca sucederá. Também se deixa dominar pelos extremos de suas próprias paixões e vícios. Curiosamente este tipo de pessoas consomem alimentos que são de categoria Rajásica, ou seja, que têm características amargas, picantes, quentes, azedas, intoxicantes, irritantes etc.
Mas existe uma terceira qualidade que é totalmente superior às outras duas já descritas, e que é denominada SATWA ou equilíbrio. Esta determina que uma pessoa atue sempre em harmonia, possua uma atitude de paz interior, de conciliação, seja veraz, livre de intenções vingativas e egocêntricas, dedicada ao serviço do mundo com amor e desapego ao fruto de suas ações; compassiva, estudiosa, humilde mas com sabedoria; espiritual, crente na existência do Princípio de Vida em todos os seres, respeitosa com os demais, austera na palavra, pensamento e ação. Sempre ajudam solidariamente aos seus irmãos necessitados, em silêncio, sem ostentação, entregando sua sincera ajuda oportunamente.
Sua alimentação é sátwica, pura e sã, pois com isso conseguem fortalecer seu corpo, purificar sua mente e aumentar sua inteligência. Por isso consome alimentos vitalizantes, como frutas frescas, cereais, nozes, amêndoas e outros de sabor agradável em sua forma natural.
As classificações efetuadas até aqui, estão traçadas como influências extremas, porque em cada um de nós atuam as três gunas, sempre uma lutando para sobrepor-se às outras duas e dissso se depreende que de pronto nos deixamos levar por uma ira incontida; noutro momento, atuamos bem, resolvendo algum problema com discernimento e inteligência.
O ideal de tudo isso é poder chegar a impor a qualidade superior de SATWA, já que isso nos permitirá ver a vida de um ponto de vista mais justo, equilibrado, reflexivo e mais espiritual, aceitando-a tal como é em realidade. Com estes fatores assim adquiridos, nossa força de vontade aumenta, com o que obteremos melhores resultados em relação a nossas práticas de meditação e, finalmente, desenvolver-nos-á o sentido de harmonia e paz, tolerância e compreensão, estudo e conhecimento, podendo encontrar, com maior rapidez a senda que nos conduzirá à Realização Superior.
O Bem-aventurado Senhor disse:
Ó tu de grandes proezas! As qualidades Satwa, Rajas e Tamas, geradas pela prakriti, determinam a escravidão do Princípio Imortal de Vida que funciona no corpo.
Daí, ó Imaculado!, a qualidade sátwica, em virtude de sua pureza e de sua natureza benéfica e reveladora, une o Princípio de Vida, ligando ao conhecimento samsárico e à conseqüente felicidade.

Namaste, Namaste, Namaste,

ATREVAMO-NOS JÁ QUE SOMOS HUMANOS

Por: Sri T. M. Janárdana
(Traduzido do The Suddha Dharma, maio 1937)



Aqueles que desejam seguir os princípios e práticas do Suddha Dharma, que é o único meio que pode conduzi-los ao Yoga em seu sentido integral, se lhes exige que consultem o seu próprio coração uma e outra vez antes que se decidam a isso. Esta exortação é terminante, não se pode deixar o problema meio resolvido, nem convém ao interessado fazer-se desentendido.
Caberia, em tal caso, perguntar-se se o desejo em si mesmo constituiria uma garantia suficiente para que alguém possa trilhar a senda. Também seria o caso de perguntar se os princípios serão realmente tão rigorosos em suas exigências que pudessem impedir alguns de segui-los e, todavia, uma terceira pergunta, poder-se-ia averiguar em que consiste isso de consultar seu próprio coração etc. Procuraremos responder a essas perguntas em sua devida ordem.
Em comparação com os que desejam adquirir o hábito anelado da anulação de todo desejo, o que tende a gerar uma atitude hipócrita, aqueles outros seres que desejam, e não tratam de dissimulá-lo, são homens honrados. O desejo é precisamente o que os impulsiona a buscar o caminho do Suddha Dharma, o qual, por causa de sua imensa amplitude, atrai a todos os seres sob o sol em perfeito acordo com o que cada qual busca.
Ao invés das diversas religiões e escolas filosóficas espiritualistas existentes, o Suddha Dharma Mandalam não pede ao homem que considere o mundo como falso, que desnaturalizem os sentidos, que aniquilem a mente nem que executem tudo isso com o fim de afastar totalmente o aspecto mundano da vida e atingir o êxito no sentido puramente espiritual. Por outro lado, o Suddha Dharma deseja que os homens vivam a vida material de modo que cheguem a compreendê-la ampla e totalmente, porque assim como a noite segue o dia, assim se haverá de chegar às revelações espirituais para atingir finalmente o Yoga. Por isso que os ensinamentos do Suddha Dharma consideram que os aspectos materiais e mundanos da vida são muito importantes para se atingir um desenvolvimento completo. A Suddha Dharma não prefere o espiritual em prejuízo do material, ou vice-versa; pois se assim fosse feito, resultaria em desequilíbrio e com ele a destruição.
Tão fascinante verdade é o verdadeiro Sanátana Dharma; para muitos será um grande alívio só o fato de ouvi-la, pois há muito tempo se lhes vinha ensinando a ver o mundo como falso e ilusório e que abandonassem a família para seguir em busca de Deus, posto que a vida material (ou mundana) e espiritual haviam chegado a ser incompatíveis entre si. E isso em nome da religião!
Aquilo que se denomina religião hindu pecou muito nesse sentido. Há muito pouco de Sanátana no que essa religião pode sustentar; ela captou somente uma parte da verdade, mas a confunde com o Sanátana. Por conseguinte, quando se revela a verdade real do Sanátana Dharma, ela abre os olhos e todos aqueles buscadores da verdade que, de tanto tempo atrás, vinham mantendo aquelas idéias equivocadas, e esta revelação lhes dá um novo entusiasmo para viver e seguir os princípios do Suddha (Sanátana) Dharma, a fim de obter a realização.
Entretanto, tal desejo, ainda que altamente meritório em si mesmo, não basta só para garantir a adoção prática dos princípios do Suddha Dharma, porque a prática implica um conhecimento direto dos princípios, sem o qual não há prática que mereça tal nome, mesmo quando alguém realmente a desejar e procurar examiná-la. Se essas práticas são examinadas empiricamente, terminam por se desviar para um caminho totalmente alheio à verdade.
Não basta, pois, o mero desejo de vivenciar as verdades do Suddha Dharma para ser auxiliado, é necessário segui-las e somente se poderá segui-las quando se tenha estudado e assimilado muito bem os princípios antes de praticá-las.
Ante semelhante conclusão, é natural que a curiosidade de qualquer, ainda que do cético, é desejar saber em que consistem os princípios fundamentais do Suddha Dharma, cujas excelsas bondades tanto se afirmam, e assegurar-se se realmente são tão difíceis de seguir esses princípios.
Não só é difícil adotar como próprios os princípios do Suddha Dharma, mas que além disso, isso é realmente azaroso, porque a grande dificuldade que existe para conseguir que a mente siga esses princípios se deve a que são de natureza extremamente simples.
O primeiro princípio é AHIMSA – não causar dano.
Num mundo em que a violência é praticada com todos os refinamentos de uma arte consumada, a idéia de “não causar dano” tem forçosamente que soar em nossos ouvidos como algo vazio e não substancial.
A violência é o resultado direto da perniciosa teoria da sobrevivência do mais forte. Além disso, o desejo de se sobrepor ao próximo fez da violência um princípio determinante, e já sabemos com que efeito!
Ante uma situação geral tão premente, poder-se-ia perguntar como pode ser possível não causar dano. Pois bem, o propósito do Suddha Dharma é precisamente ensinar-nos como isso é possível.
O segundo grande princípio do Suddha Dharma é a VERACIDADE.
A falsidade é aliada de MOHA, essa fascinação apaixonada que tende a confundir uma coisa com outra, precursora de nossa queda. MOHA constitui o maior tropeço do ser humano e persiste quando se cultiva a falsidade. Esta pode ser derrotada não simplesmente pela verdade, mas falando verazmente, o que é diferente da simples verdade.
O SERVIÇO AOS DEMAIS DENTRO DE NOSSAS POSSIBILIDADES, é o terceiro grande princípio do Suddha Dharma. Ele não exige que alguém saia de seu caminho normal para ajudar os outros com risco de nossa segurança pessoal.
Os três princípios, anteriormente expostos, devemos segui-los em nossas relações com os demais seres. Em troca, o quarto grande princípio do Suddha Dharma se refere a si mesmo, a MEDITAÇÃO.
Tão-só por meio da meditação e a reflexão, consegue o homem superar-se e elevar-se no processo evolutivo do mundo. Não há nenhum outro meio para isso. Todos os Grandes Seres do Suddha Dharma Mandalam ocupam seus elevados cargos, dentro da HIERARQUIA, devido unicamente ao simplíssimo processo de meditação. Idêntico se pode dizer das Grandes Trimúrtis.
De maneira que esses quatro princípios, simples por demais, constituem a base vital e fundamental do Suddha (Sanátana) Dharma. E precisamente porque esses princípios são tão simples, é que a mente, que se transbordou em complexidades, em idéias grotescas e malabarismos intelectuais, encontra dificuldade em colocá-los em prática. Não há Yogue, digno de tal nome, se não põe em prática estes princípios na vida diária. Os grandes tesouros espirituais e materiais do Suddha Dharma só se encontram ao alcance daquelas pessoas que adotaram estes princípios em sua vida diária como um valor efetivo de progresso.
E agora, aqueles que desejam seguir praticamente o Suddha Dharma deverão determinar se serão capazes ou não de segui-La. Não há nenhuma vantagem enganar-se a si próprio a respeito destes fatores fundamentais da existência e da conduta humana, que são os únicos capazes de incrementar o Sadhana. Não há outra maneira de proceder nisto.
Vejamos, agora, em que consiste o consultar o nosso próprio coração. Esta consulta ao coração tem o caráter de análise íntima. Todas as ações feitas têm de ser provadas na bigorna dos quatro princípios básicos já mencionados, os quais facilitam a auto-análise. O coração é o assento dos afetos; ele cria nós que têm caráter de ataduras para o homem. Esses nós têm de ser desatados porque eles impedem o homem de realizar-se. Temos de desatar os nós se quisermos chegar a contemplar o Morador Interno na gruta do coração, o ISHWARA, o único capaz de conduzir o homem da ignorância ao conhecimento, do falso para a verdade, da morte para a imortalidade. Isto se pode e se deve fazer em forma gradual, unicamente auxiliado pela inteligência plena de discernimento e critério, cujas qualidades são geradas corretamente pela prática do Suddha Dharma.
Todas as tentativas que se fazem para romper os nós de uma maneira violenta, tal como ocorrem com certas práticas falsamente chamadas de Yoga, normalmente acompanhadas de idéias errôneas acerca da vida e da matéria, terminam em um desastre doloroso.
A prova freqüente a que alguém deve submeter seu coração é a de experimentar a capacidade de liberar-se das ataduras do próprio coração, e, para isso, deve levar-se uma existência de dedicação e atividade impessoal. Por este processo, se consegue finalmente com que as cadeias se rompam, e o resultado é Yoga.
As ataduras do coração, que é o assento dos afetos, se devem ao equivocado destino que se dá a estes afetos, por causa de nossos apegos. O verdadeiro afeto é inteligência pura; mas quando se produz a agitação emocional, as ondas de apegos e aversões se levantam; elas açoitam e perturbam a inteligência e geram as tendências separatistas do bem e do mal, como igualmente aqueles outros fatores de natureza relativa que perturbam o equilíbrio do ser humano. Estes fatores duais se denominam também a maneira pessoal de viver, ou também o “eu” e “meu”, o qual acentua a multiplicidade e conduz ao antagonismo.
O remédio soberano para conquistar estes afetos consiste unicamente no que se denomina a maneira impessoal de viver, o qual deseja dizer que não se deve reagir ante o bem e o mal como tais, senão medi-los melhor quanto às suas qualidades. Estas qualidades são as bem conhecidas TRIGUNAS, ou seja, SATWA (inteligência), RAJAS (paixão) e TAMAS (ignorância).
Toda dualidade da vida manifestada é o resultado do maior ou menor grau e proporção em que estas três qualidades, ou GUNAS, se mesclaram. Por este motivo, se julgamos a dualidade, atendo-nos somente a estas três qualidades, a inteligência começará a impor-se; isto nos levará a uma maneira impessoal de viver, a qual, por sua vez, irá aflorando os nós do coração, levando-nos à realização espiritual. Este é o verdadeiro Yoga que finaliza na maestria nas obras. Isto é justamente o que significa examinar o coração uma e outra vez.
É por isto que as pessoas, que desejarem seguir os ensinamentos da Suddha Dharma, deverão examinar o fundo, uma e outra vez, de seu próprio coração, até se certificar de que verdadeiramente terão a coragem de trilhar a senda, a única que poderá harmonizar a vida externa com a vida interior, o manifestado com o imanifestado, o mundano com o espiritual.
Todos aqueles assuntos, que se denominam problemas relacionados com questões econômicas, políticas, sociais, religiosas etc., constituem tais problemas, porque se lhes aplica indevidamente aos problemas da existência. E é por isso que quando se estuda a vida verdadeira, e isso a Suddha Dharma nos ensina de maneira magistral, cada qual encontra a solução desses problemas desde o aspecto de sua própria relação individual com eles. E é evidente que, se o problema individual encontra sua solução por todas as partes, de fato se obteve também a solução coletiva.
Bhagavan Sri Naráyána, por isso, disse que os diversos níveis sociais, desde o mais elevado até o mais baixo, devem ser medidos em termos de GNANA e não à base de linhagem familiar, nem de riquezas, que só correspondem ao meramente material. GNANA assinala o grau de desenvolvimento interno (ÁTMICO), enquanto que o exterior corresponde ao material (PRAKRÍTICO).
Uma sociedade, cujos componentes estão dotados de desenvolvimento interno, sofre menos conflito e há menos de todos esses horrorosos fatores que ofuscam a alegria da existência, tão freqüente quando se possui uma base exclusivamente materialista; porque esta, a causa de sua inata separatividade, é campo propício para desarmonia, e tão desgraçada situação só pode ser solucionada devidamente por meio da sabedoria (GNANA). Os seres humanos, individualmente, são os que poderiam criar semelhante sociedade se conseguirem gerar em si mesmos a verdadeira inteligência. Neste sentido, o Suddha Dharma pode ajudá-los imensamente.
Assim, pois, o primeiro objetivo, que deve o aspirante a Suddha perseguir, é atingir o correto conhecimento e, uma vez alcançado este conhecimento, deve submetê-lo à prova continuamente por meio de sua razão e do Dharma aplicado em sua vida diária, para alcançar a inteligência.
Sobre estes grandes fatos, que constituem a totalidade desta existência, se obterão maiores detalhes quando Bhagavan Sri Mitra Deva se manifestar (???) a fim de pregar os ensinamentos do Suddha Dharma e tirar a humanidade cega de seu caminho atual de destruição, conduzindo-a para o grandioso e verdadeiro objetivo de paz e felicidade.
OM TAT SAT

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Iniciação

Copiei do Blog da Andreia Modesto (minha astróloga ocidental)kkkkk
Achei muito pertinente....



“A iniciação antiga repousava em uma concepção do homem ao mesmo tempo mais sadia e mais elevada do que a nossa. Nós dissociamos a educação do corpo, da alma e do espírito.

Nossas ciências físicas e naturais, bastante avançadas em si mesmas, abstraem o princípio da alma e de sua difusão no universo.

Nossa religião não satisfaz às necessidades da inteligência; nossa medicina nada quer saber da alma e do espírito.

O homem contemporâneo procura o prazer sem a felicidade, a felicidade sem a ciência, e a ciência sem a sabedoria.

A Antiguidade não admitia semelhante separação. Em todos os domínios, ela levava em conta a tríplice natureza do homem.

A iniciação era um treino gradual de todo ser humano rumo aos cumes vertiginosos do espírito, de onde se pode dominar a vida.

“Para atingir o domínio – diziam os sábios de então – o homem tem necessidade de uma refundição total de seu ser físico, moral e intelectual. Ora, esta refundição só é possível mediante o exercício da vontade, da intuição e do raciocínio.

Por meio de sua completa concordância, o homem pode desenvolver suas faculdades até limites incalculáveis. A alma tem sentidos adormecidos; a iniciação os desperta.

Através de um estudo aprofundado, uma aplicação constante, o homem pode colocar-se em comunicação consciente com as forças ocultas do Universo.

Através de um esforço prodigioso, ele pode atingir a percepção espiritual direta, abrir os caminhos do além e tornar-se capaz de se dirigir para lá.

Somente então pode dizer que venceu o destino e conquistou aqui na terra a sua liberdade divina. Somente então o iniciado pode tornar-se o iniciador, profeta e teurgo, isto é, vidente e criador de almas.

Porque só aquele que comanda a si mesmo pode comandar os outros; somente aquele que é livre pode libertar”

Assim pensavam os iniciados antigos. Os maiores deles viviam e agiam de acordo com esse pensamento.

A verdadeira iniciação, portanto, era muito diferente de um sonho vazio e muito mais do que um simples ensinamento científico.

Era a criação de uma alma por ela mesma, sua eclosão em um plano superior, sua eflorescência no mundo divino.” Os Grandes Iniciados - Edouard Schuré - Gnose - IBRASA

Que Maravilha !!!!!!

Pessoas,
sem palavras....

Josh Groban...um gênio, simplesmente....

Este é !!!!!
Tudo o que vc quiser....e muito mais !!!!!
Josh Groban !!!!!!
Menino de tudo !!!!!!
Vale muito a pena conhecer suas canções !!!!!
Sempre que estou muito bem, gosto de ouví-lo !!!!!
Ouço sempre !!!! kkkkkkk
Absurdamente magnífico.....
Só isso......





domingo, 22 de novembro de 2009

Previsões para 2010 - Áries

Por: Andreia Modesto



É uma grande concentração de energia que traz algumas questões que já foram abordadas nas previsões para 2009. A posição de Plutão pode representar problemas com chefias, remanejamento profissional, mudança de empresa, demissão ou ainda, problemas com qualquer tipo de autoridade. O pai ou os “homens mais velhos” na vida de Áries podem se tornar bem mais frágeis.

O que Áries está preparando desde 2009 e com mais intensidade em 2010 é uma grande virada profissional, mostrando com unhas e dentes que é corajoso, positivo e continua sendo audacioso. Se perder o emprego, pode dar graças a Deus porque era o empurrão que queria para ganhar autonomia.

Júpiter e Urano poderão empurrar Áries para montar o seu próprio negócio, que pode ser ou não dentro do segmento em que atuou, o que vai depender da análise dos outros posicionamentos do mapa. Poderá, pela primeira vez, fazer realmente o que gosta de fazer.

Alguns podem viver toda essa reviravolta na empresa em que atuam, se desligando de um setor e assumindo outro rapidamente e com funções mais desafiadoras.

Plutão e Saturno podem abater um pouco o ariano e levá-lo a fazer aquilo que poucas vezes o signo se permite fazer: refletir.

Júpiter e Urano funcionam como uma rajada de vento empurrando o ariano intuitivo para novos cenários. Alguns irão topar desafios completamente diferentes, seguindo na direção do comércio exterior, marketing ou tecnologia.

A reflexão de Saturno conjuga com o ímpeto de Urano. Pode ser um resultado feliz de planejamento (ou quase isso) e ousadia.

A iniciativa e o brilho ariano estarão muito fortes mas com a oposição de Saturno, será preciso urgentemente aprender a delegar responsabilidades e trabalho. Ou Áries vai descobrir que não é de ferro, embora este seja o metal associado ao signo.

As influências sobre Áries parecem um “cabo de guerra” e por isto, será preciso tentar vencer as posturas extremadas – pois desse modo, um dos lados da corda arrebenta. E também será preciso cuidar muito da saúde. Áries gosta de movimento e pode se beneficiar da ginástica. Com Saturno, pode aprender a moderar a alimentação e a se tornar mais disciplinado para tudo. Se alguns arianos pretendem mudar a dieta e cortar vícios como o cigarro, o momento é agora!

Ao movimento de expansão de Júpiter e Urano, se contrapõe o limite de Saturno. Dependendo da idade, os arianos precisam se cautelosos com qualquer tipo de excesso. Já comentei sobre isto em outro parágrafo, mas é preciso escrever de novo. É um “cabo de guerra” que pode ter uma tradução feliz se existe um equilíbrio das energias. Pode se jogar de cabeça depois que foi se certificar que a piscina está cheia de água e tem profundidade suficiente para o seu mergulho. Caso contrário, melhor averiguar primeiro.

Serão muito solicitados na relação com a família de origem, tendo que amparar as pessoas, orientar e tomar decisões. O casamento ou as relações afetivas enfrentarão esse “cabo de guerra”, numa ponta a energia individual de Áries e do outro lado, Saturno tentando segurar as relações com maturidade e senso de compromisso com as outras pessoas. Quem é que vai ganhar? Não sei não. Talvez Áries possa jogar sua energia positiva nas conquistas pessoais e profissionais sem abrir mão de se conjugar no casamento ou em parcerias afetivas bem sólidas. Os mais imaturos poderão sofrer bastante com esse dilema. Para alguns, o sentimento de responsabilidade “pelo outro” pode acontecer em função da chegada de um filho. Outros podem ter maior poder dentro dos grupos e acabarão se envolvendo com questões sociais e políticas.

Se existir uma ruptura afetiva, poderá se casar rapidamente em seguida. Se romper uma sociedade de negócios, fará outra imediatamente.

Na vida profissional essa oposição de planetas pode ser mais fácil pois se Áries montar uma sociedade sob a influência de Saturno, tendo suas funções bem definidas, poderá tomar as rédeas da área comercial ou ter alguma função em que se destaque. E isto só favorece o negócio, ao invés de representar um problema.

É lógico que os outros sócios podem não ter o mesmo ímpeto e motivação de Áries mas se eles se ocupam da parte administrativa e mais rotineira, Áries fica à vontade para seguir em frente e expandir a empresa.

Vai ser um ano de muito aprendizado para o signo regido pelo planeta vermelho. Pode em alguns momentos perceber a “mão do destino”, trazendo situações de sorte ou problemas. Mas também pode sentir, em outros momentos, com muita clareza, o quanto governa a sua própria vida. A influência de Saturno representa lucidez e responsabilidade sobre sua vida. Júpiter e Urano representam a vontade dos deuses.

A grande lição talvez seja entender que a sua personalidade vigorosa não impede que tenha relações duradouras e satisfatórias. Não vai conseguir se relacionar com alguém que seja ciumento ou controlador. O equilíbrio da relação vai depender exatamente de Áries ter a sua individualidade respeitada e ter tempo para realizar seus projetos mais pessoais. Aquele tipo de parceiro que quer “fazer tudo junto” não vai conseguir segurar Áries.

Mas Áries pode descobrir que gosta de dividir sua vida e um parceiro que saiba respeitar o seu jeito mais livre de fazer as coisas, pode ser uma parceria perfeita e duradoura.

A pressão de Saturno e Plutão chamam a atenção para a própria saúde de Áries, haja pressão! Em alguns momentos a vida profissional pode parecer um rolo compressor e é por isto que Áries vai começar a pensar seriamente – e rapidamente em ser o dono do próprio negócio. Mas, apesar da pressão, Júpiter e Urano representam uma certa proteção para o herói do Zodíaco e representarão boas conquistas.

Momentos de sorte, bons amigos, intuição, motivação, Áries vai estar aceso. Pode ter momentos muito difíceis e momentos deliciosos. Pode se confrontar com autoridades ou pessoas que querem realmente dificultar o seu desenvolvimento. Vai saber dar a volta por cima e brigar pelo seu espaço no mundo sem muita dificuldade, pois sente, intui, percebe, descobre que “está no caminho certo”. Com Júpiter e Urano, se joga. Com Saturno, aprende a planejar, segura a ansiedade, engole em seco e monta uma estratégia bem inteligente. Tudo vai depender de cada momento e situação. O ano trará experiências ricas de várias maneiras e por isso Áries irá aprender tanto sobre si mesmo!

Plutão traz frustrações, decepções com pessoas, final de ciclo no trabalho, desgaste, impaciência. Alguns arianos podem ter muita clareza sobre o que é que não querem mais fazer na vida. Os mais impetuosos podem jogar tudo para o alto sem medo. Não sei se é o mais indicado mas se a pressão estiver sobrecarregando a saúde, melhor.

As enxaquecas e a insônia podem ser comuns. É preciso tomar cuidado porque o mapa está muito acelerado. Cuidado com quedas e acidentes. Viajar será ótimo, registrar os acontecimentos intensos e marcantes desse período inesquecível que é um divisor de águas em termos de auto-conhecimento, nova postura, novos cenários, novas metas de carreira.

Saturno é mais conservador na vida afetiva e apesar da tensão, pode existir uma determinação ariana para manter as relações, cultivar novas amizades mas também preservar os laços antigos. Talvez não tenha tempo de procurar por antigas amizades pois sua direção maior é para o futuro mas estará considerando um pouco mais a presença das pessoas em sua vida.

Se por um lado, reconhece a própria força e coragem, por outro lado também reconhece que não gosta e não quer viver sozinho e se torna mais tolerante com algumas situações e pessoas.

Ganhos financeiros, favorecimento para compra de terrenos e imóveis, mudança de residência e muitas viagens, experiênicas internacionais, cursos, estudos, abertura de novos horizontes no plano espiritual e intelectual. Ufa, vai ser “O ANO”.

Previsões para 2010 - Touro

Por: Andreia Modesto




Posso abrir as previsões para Touro fazendo colocações bem objetivas:

Será um período de valorização das amizades, contatos, relacionamentos mais superficiais e cordiais.

A revisão de valores e a postura mais aberta diante das experiências da vida não impede Touro de continuar investindo na construção da segurança financeira. Mas, através das influências dos últimos anos, já entende que o dinheiro é conseqüência ou meio. Não é mais o objetivo em si pois se a abordagem for muito materialista, a coisa acaba não dando certo.

O melhor investimento continua sendo nos estudos, procurando recursos intelectuais que ajudem Touro a se desenvolver melhor na carreira que escolheu. Pode terminar o curso que vem se arrastando há anos e ainda ter energia para dominar um novo idioma.

Touro recebe trígono de Plutão e outras influências “diluidoras” por parte de Netuno e Júpiter. A rigidez e a lentidão estão dando espaço para posturas mais ágeis e ousadas diante da vida. Pode-se dizer que Touro acelerou o passo porque entendeu que o ritmo do planeta exigiu esse passo mais largo e confiante.

Os mais jovens podem se aventurar com novas propostas profissionais em que o desafio seja o grande chamariz. É uma novidade para Touro, hein? Jogar-se em algum papel ou função pouco conhecida e que vai exigir improviso e jogo de cintura.

Touro precisa de pessoas, vida social, movimento, encontros, eventos! Precisa diversificar as idéias, considerar vários pontos de vida, aprender a se adaptar.

Mas todas essas solicitações não são negativas. O que se percebe é que Touro pode gostar bastante dessa nova fase na qual pode descobrir que consegue ser espontâneo, solto, criativo e deixar de lado o jeito tenso e preocupado. As coisas acabam fluindo de modo positivo e pode receber elogios, promoções e ter favorecimentos na vida profissional e intelectual.

Com Júpiter em Aquário ou em Peixes conjunto a Urano, as viagens fazem parte da vida de todos. Touro pode topar viajar para lugares bem distantes, pode se jogar numa aventura no deserto, no safári ou nos rios do Oriente.

A intuição ajuda a tomar decisões movido pelo desejo e não fica mais racionalizando e perdendo oportunidades. Aprende a confiar mais em si mesmo, nas pessoas e na vida. Entende que muitas experiências serão boas e importantes exatamente porque são transitórias.

As oportunidades profissionais serão muitas. Chances de expansão, viagens a trabalho, estágios em outras cidades ou em outro país.

Taurinos estão num processo de rejuvenescimento e mudança de estilo. Continuam sendo metódicos e persistentes em alguns pontos mas estão querendo dar chance para que a vida traga boas surpresas. E não irão se decepcionar. Podem lidar com os problemas com uma leveza maior. Vivem o momento presente e não deixam que a ansiedade tome conta. O futuro está se fazendo de acordo com as atitudes de agora. Não têm motivo para “sofrer por antecedência”.

O cenário dos cursos é excelente para fazer novos amigos. Cursos de aperfeiçoamento para a carreira ou outros espaços nos quais procurem uma cultura geral ou possam entender melhor alguns temas de interesse.

Não seria um momento favorável para ter filhos, já que a orientação é para procurar viver com mais liberdade e menos pressão. Taurinos jovens podem sair da casa dos pais. Touro está se desligando da família, procurando cultivar mais a família que se escolhe: a família das amizades espalhadas pelo mundo.

Os taurinos mais preguiçosos podem descobrir que adoram se mexer fazendo ginástica e transformam o corpo, modificando radicalmente o visual.

Touro é um dos signos regidos por Vênus e embora pertença ao elemento terra, é um signo de grande sensibilidade. Muitos taurinos podem iniciar algum hobby, começando a coleção de livros de arte, cd’s de jazz, pedras, azulejos...ou entram no coral da universidade e saem para dançar uma vez por semana!

A grande dica é mesmo investir nas amizades, criar perspectivas de futuro bem diferentes das metas traçadas até agora e confiar na vida, deixando que as surpresas possam mostrar o novo caminho.

Touro é um dos signos do amor e nada impede que exista um romance firme, um laço duradouro. Desde que esse amor não seja ciumento ou controlador, no velho estilo de Touro. Um dos aprendizados mais importantes é que liberdade e sentimento se conjugam da melhor maneira e o resultado é uma relação bastante satisfatória.

Previsões para 2010 - Leão

Por: Andreia Modesto



Leão tem vivido as crises através das parcerias, sejam profissionais ou afetivas. Em 2010 não vai ser diferente. E o grande aprendizado continua sendo investir nas amizades, ter mais vida social e se permitir conhecer gente nova, aprender a lidar com aqueles que são diferentes e descobrir que aquele que é diferente pode ser o melhor amigo ou o maior amor.

Leão, como signo do elemento fogo, auto-centrado, tem grande dificuldade em se abrir para as pessoas. Radiante e generoso em alguns momentos, magoa-se facilmente e sempre leva a questão para o “nível pessoal”. Pode de repente “se trancar” por medo de ser traído ou mal-compreendido pelas outras pessoas.

Com Netuno e Júpiter em Aquário, em oposição ao Sol leonino, podem ter percebido que o melhor da vida são os relacionamentos, a chance de trocar idéias, se integrar, participar do mundo interagindo com muita gente, seja através da Internet, cantando num coral, viajando em grupos, freqüentando cursos, enfim, vivendo a vida junto com toda essa gente à sua volta. A Internet pode ser o melhor meio para fazer amigos e treinar outros idiomas sem sair de casa.

Leoninos são muito mais metódicos do que se imagina. Gostam de ter o controle sobre tudo. Se algum leonino vive com a cabeça na lua, é porque tem influências de outros signos que o levem a correr o risco de perder o seu reino. Leão é um signo de poder, começando pelo poder de decisão sobre sua própria vida. É um signo que pode se mostrar exuberante e alegre em muitos momentos mas não perde o seu eixo e sabe muito bem o que quer da vida. Muitas vezes se sente ameaçado pelos relacionamentos. Ingênuo, oscila entre acreditar cegamente ou se proteger e acabar se isolando para não se machucar.

O que 2009 e também 2010 estão propondo é que Leão encontre um ponto médio. Possa aprender a abrir o coração e se expor a um número maior de pessoas. Desenvolver o lado aquariano para Leão é conhecer o seu lado complementar. Aquário valoriza todas as atividades “no mundo lá fora”, sair para bater pernas, freqüentar teatros, cinemas, ter uma visão geral sobre tudo. Sair para dançar e se tornar mais leve, levando a vida menos a sério. Essa postura é fundamental para a boa saúde dos leoninos pois no cotidiano de trabalho, é Plutão quem atua, o que pode gerar tensões freqüentes e excesso de trabalho. Voltando à questão dos relacionamentos, é preciso lembrar que as amizades aquarianas são de lealdade e criatividade mas sempre existe muita liberdade nas relações. Leão precisa se tornar menos ciumento e controlador.

Leoninos irão trabalhar muito mais e terão que montar estratégias para se libertar da tensão do dia-a-dia. Conseguir algumas horas para caminhar ou praticar esportes durante a semana, descer para a praia de vez em quando, desligar o celular, desligar o telefone fixo, desligar a mente...sem culpas, sabendo que é desse modo que conseguirá restaurar o seu equilíbrio.

Poderão gastar mais dinheiro porque estão pagando cursos, viagens, melhorando o visual, comprando vitaminas, tentando ter mais qualidade de vida apesar da pressão no trabalho.

A influência maior de Netuno pode despertar a intuição e pode existir uma atração maior pelas questões “esotéricas e místicas”. Voltando à questão da saúde, o melhor é se prevenir contra doenças “silenciosas”. Em 22 de julho de 2010, quando o Sol entrar em Leão, Júpiter e Urano em Áries estarão enviando um trígono exato para os leoninos. É uma boa pitada de sorte e vitalidade. Alivia a influência de Netuno que é uma boa influência para a alma mas que pode gerar também preguiça ou dispersão. Todos os signos podem receber influências opostas ou contraditórias. Se Netuno rege a confusão interior, as boas influências de Júpiter e Urano são motivadoras e representam um bom empurrão na direção da vida!

Leoninos podem se aproximar de irmãos, primos, tios ou sobrinhos. Alguma viagem internacional pode deixar marcas importantes por entrar em contato com uma cultura diferente e ser obrigado a rever os seus valores. Pode ser o momento perfeito para visitar a Índia, o Japão ou a China, qualquer país exótico que tenha até agora despertado sua curiosidade.

Previsões para 2010 - Escorpião

Por: Andreia Modesto



Escorpião entra numa fase positiva. Deve dar uma atenção maior à saúde mas poderá ter um ano produtivo e animado, com ganhos financeiros.

Viagens, mudança de casa, mudança de cidade ou país, mesmo que tal experiência dure pouco tempo. Novos amigos, motivação para se desenvolver em todas as áreas da vida. Ginástica, exercícios, ar livre, contato com a natureza, experiências espirituais.

As influências de Plutão podem ser positivas trazendo à tona dons e talentos para que Escorpião comece a escrever, pintar, filmar, cantar, fotografar...são atividades que poderão permanecer como hobby ou se tornarão um trabalho regular.

O signo do elemento água que costuma oscilar de humor e nem sempre consegue reconhecer o que é que acontece dentro dele, passa a ter uma postura mais otimista e as coisas se abrem com facilidade.

Paixões, encontros intensos e transformadores. Algumas relações platônicas mas inspiradoras. Ou relacionamentos mais duradouros e consistentes. Mas o coração de Escorpião tem que pulsar forte pois é um signo que raramente se acomoda nas questões afetivas.


Uma fase de realização de desejos. Escorpião desejou, intuiu e a vida parece facilitar a experiência. A criatividade flui de modo positivo e fácil. Quem trabalha com as artes, com crianças e educação terá maior favorecimento e destaque.

Auto-estima, auto-cofiança, auto-conhecimento. Vai existir uma organização interior maior, que vai permitir uma organização por fora, sem o risco da dispersão ou da dúvida em relação aos seus projetos de vida.

As influências de Saturno podem trazer problemas de coluna e ossos. Mas Júpiter e Urano ajudam a encontrar os exercícios e a orientação médica necessária para ter boa vitalidade.

Escorpião equilibra a disciplina com a boa idéia. A criatividade não flui de modo desorganizado mas existe produtividade, estratégia, capacidade de conduzir a vida com um discernimento maior. Deixa de lado os receios e as desconfianças que sempre tornaram o seu crescimento mais lento.

Escorpião é um dos signos mais místicos e muitas vezes supersticioso. É comum que fique impressionado com o que outras pessoas falam ou que imagine problemas onde não existem. Existe um processo de amadurecimento espiritual, auto-controle, clareza sobre suas metas e vontades.

Escorpião se torna mais assertivo e corajoso. Só deve ser cauteloso com o dinheiro, arriscando pouco nos investimentos mais arrojados. Mas a tendência é positiva para negócios e pode passar ter um retorno financeiro maior. Todo investimento em cursos é positivo. Escorpião é também um signo de inteligência, pesquisa e pode obter informações importantes para transformar o seu cotidiano, fazer o tempo render ou se tornar ainda melhor dentro da vida profissional. Auto-aperfeiçoamento.

As maiores transformações de Escorpião ocorrem por dentro. As intuições, a revisão de valores e conceitos, a percepção do processo de crescimento. Mas não é um ano “para dentro”. As experiências se alternam. Existe crescimento interior mas também existe muita coisa acontecendo na vida social, no encontro com os amigos, nos cursos de aperfeiçoamento.

Alugar uma casa na praia ou no campo pode ser o modo correto de espairecer, descansar e se libertar de tensões, além de poder encontrar os bons amigos.

A vida profissional promete mais dinamismo e novas funções. Tudo vai acontecer rapidamente e podem existir alguns momentos tensos com chefes ou muitas viagens em que Escorpião acaba testando os seus próprios limites. Como a auto-confiança está mais forte, é possível que alguns comecem a pensar em montar o próprio negócio ou dar continuidade ao trabalho que realizam mas com autonomia. Sentem-se mais seguros e maduros para tomarem as rédeas da vida profissional.

As experiências mais marcantes podem ocorrer em viagens para países distantes ou exóticos. Escorpião pode se transformar por completo com a chegada dos filhos ou netos que representam a renovação da vida.

Vira a página das questões familiares, perdoa de vez e aprende a se libertar do ressentimento que pode ter carregado por vários anos.

A melhor lição para Escorpião é que a criatividade pode ser um santo remédio. Não importa em que área Escorpião vá procurar desenvolver o seu lado criativo. Escorpião está aberto para as novidades, começando por aceitar ser uma nova pessoa daqui para a frente, mais leve e livre.

Previsões para 2010 - Sagitário

Por: Andreia Modesto



Embora Plutão ainda esteja conjunto ao Sol dos sagitarianos nascidos no final do signo ou terceiro decanato, as influências de Urano e Júpiter são as influências dominantes para essa nova fase.

As previsões são mais claras e positivas com abertura de novos rumos, renovação das metas e muito movimento no dia-a-dia.

As viagens curtas ou longas, a vida social, o movimento com o corpo na dança e na ginástica, os passeios, a integração aos grupos.

Quando o Sol entrar em Sagitário no dia 22 de novembro, às 2 horas 11 minutos da madrugada, o Ascendente estará em Virgem e a Lua em Aquário. O melhor tempero para o signo regido por Júpiter é a energia descontraída de Urano.

Como signo de expansão da consciência, Sagitário está sempre em busca de novas leituras, cenários e experiências. Mas muitas vezes peca pela rigidez, pela visão unilateral, embora seja um signo duplo. Com as influências de Urano, Sagitário se torna ainda mais popular e carismático, valoriza a relação direta com a vida e abre mão das teorias que não funcionam na prática e não ajudam o ser humano a encontrar soluções.

Com forte influência de Júpiter e Urano, Sagitário pode se soltar ainda mais e colocar a criatividade no mundo de forma espontânea. Poderá se envolver com amores, se propor novas formas de relacionamento, construir amizades estimulantes do ponto de vista intelectual e espiritual.

A oposição Urano/Júpiter e Saturno pede que Sagitário dê uma nova dimensão ao seu papel no mundo moderno. Será bastante exigido nos relacionamentos pessoais (amigos íntimos, família, filhos) e também “no mundo lá fora”. Embora as influências de Urano possam representar alegria e descontração, Saturno pede a construção de novas metas de vida e a consciência do seu poder dentro dos grupos e comunidade.

Muitos sagitarianos se sentirão motivados a realizar um trabalho voluntário ou irão se envolver diretamente com a política e questões sociais. Mas saberão ter tolerância e compreensão em relação àqueles que pensam de um modo diferente do seu modo de pensar.

Devem dar uma atenção maior à saúde, evitando exageros. As influências de Urano podem promover mudança de casa, cidade ou país. Redirecionamento espiritual, transformações bruscas em função de viagens, encontros, tudo acontecendo de um modo muito rápido.

Quando Urano é a principal influência, é preciso tomar cuidado com o risco da dispersão. Um pouco de variedade pode ser divertido para Sagitário mas Saturno exige que o signo continue sabendo exatamente o que é que deseja fazer da vida. Será preciso alternar o foco saturniano com a pluralidade de experiências que Urano promete.

Podem existir afastamentos de parentes, momentos difíceis com irmãos ou primos, falta de paciência com qualquer pessoa que tente controlar ou impedir Sagitário de ser quem ele realmente é. Os casamentos antigos estarão em cheque e sobreviverão aqueles que souberem conjugar confiança, liberdade e diálogo.

É preciso evitar acidentes, quedas, irritação e insônia. Pode existir muita impaciência quando as coisas pequenas do cotidiano não saem exatamente do jeito como Sagitário gostaria.

Alguns sagitarianos podem ter filhos que tragam alegria, luz e motivação. Mas podem ser filhos de relacionamentos mais curtos embora intensos. A questão da criatividade não se reduz à possibilidade de ter filhos biológicos. Criar é a palavra de ordem: pode ser uma nova empresa, o lançamento de um livro, a criação de um novo estilo de vida com um corpo mais leve e uma alimentação mais cuidada.

Não vão conseguir juntar muito dinheiro mas o dinheiro será investido nas experiências gratificantes. Sagitário passou por muitas dificuldades enquanto Plutão atenuou sua luz e fé na vida. Agora, nessa fase de renovação, pode rejuvenescer e se permitir celebrar a vida diariamente.

A paciência de Sagitário foi testada, assim como o poder de sua fé enquanto Plutão transitou pelo signo. Agora, existe luz e novas perspectivas à frente. É como se começasse a existir um renascimento dentro de um panorama mais fácil.

É lógico que com Urano dominando a fase, pode existir total mudança na carreira, com Sagitário atuando de forma mais livre e mergulhando na produção de conhecimento, já que não perderá a característica de adorar estudar.

É um signo que se sente à vontade em contato com a natureza e poderá alternar a cidade pequena com a cidade grande. Será nos grandes centros que conseguirá o espaço necessário para expressar as idéias desse novo ciclo mas alugar uma casa na praia ou no campo será uma excelente chance de descansar e recuperar as energias.

Previsões para 2010 - Capricornio

Por: Andreia Modesto



A palavra-chave de Capricórnio é estrutura. Quando Saturno pressiona a casa da saúde, podemos ter problemas de ossos, coluna e o joelho pode doer um bocado.

Se Plutão atua sobre Capricórnio, pode nos fazer rever os pilares sobre os quais nos apoiamos e podemos ter a sensação de falta de apoio ou amparo durante um bom tempo.

Uma tradução fácil é Capricórnio perceber que o pai está mais fraco em função da idade ou problemas de saúde. Também pode se decepcionar com o chefe ou qualquer outra figura associada a poder e estrutura em sua vida.

As traduções são muitas e algumas bastante comuns no nosso cotidiano: a figura do pai fragiliza, o chefe se demite da noite para o dia e os filhos começam a sair de casa para ocupar o espaço deles no mundo. Plutão rege a renovação da vida e muitos capricornianos poderão se tornar pais ou avós pela primeira vez.

A pressão maior será sentida no eixo família-trabalho, com o eterno “cabo-de-guerra” entre as necessidades da família e as exigências da carreira.

Se Capricórnio cumpriu uma trajetória segura e coerente, poderá, sob a influência de Saturno, entrar numa fase de boas recompensas. É lógico que as coisas podem ocorrer de um modo meio lento, aqueles atrasos de sempre, promessas que não acontecem exatamente no prazo esperado mas acabam acontecendo.

Capricórnio passa por uma fase muito especial. A dica é usar o poder de reflexão para tomar novas posturas diante da vida. Confirmação do poder pessoal que atravessa uma fase de testes. Será preciso substituir a rigidez por uma certa flexibilidade ou o processo todo pode ser muito doloroso. Quebrar rotinas, experimentar novas possibilidades, virar o pescoço e olhar para o lado para descobrir que as coisas podem ser feitas de uma outra maneira.

Dicas importantes para não se deixar abater pelo trânsito de Plutão e vibrar Júpiter e Urano:

Investir nas amizades, cultivar a vida social, sair para jogar conversa fora, ter disposição para conhecer gente nova, já que Plutão pode trazer afastamento dos grupos antigos

Viajar, viagens curtas ou longas, para espairecer e ver novos cenários

Desenvolver o bom humor, ler bastante mas não ficar trancado dentro de casa, ir a shows, cinemas, teatros

Se Plutão encurtou o dinheiro, descobrir onde é que existem bons programas que sejam gratuitos ou bem baratos
Reformar a casa, reformar o corpo, perder ou ganhar peso, rejuvenescer. Mudar de casa ou cidade, se essas experiências forem pertinentes

Não devem se deixar abater demais. Algumas pessoas se deprimem sob a influência de Plutão quando ele representa frustração. A mensagem dele é que um ciclo se fecha e um novo tempo se abrirá à frente. Sem dúvida que algumas pessoas podem preferir viver intensamente esse convite para a introspecção e darem um tempo até resolverem o que é que querem fazer na nova fase de vida.

Mas acho que é perigoso ficar no breu. Júpiter e Urano apontam novas direções e se Capricórnio viveu focado em suas metas nos últimos anos, deve aprender a relaxar e deixar que a vida lhe aponte novas direções.

O contato com o ar livre é importante. Deixar bater a energia de Júpiter e Urano que representam renovação e dão espaço para as surpresas.

Pode ser o momento perfeito para definir a importância que as coisas, pessoas ou situações têm em sua vida. As prioridades mudam. Hora de se aposentar, jogar tudo para o alto, hora de procurar um caminho espiritual, desistir de algumas metas e investir em novas experiências, dobrar os joelhos reconhecendo que a vida sempre tem razão.

Alguns capricornianos viverão grandes viradas profissionais. Outros se manterão no mesmo segmento com reconhecimento e novas funções. Saturno em quadratura com o Sol pressiona a reconstruir vínculos com compromisso e responsabilidade mas sem a pressão dos tempos antigos. Para os mais jovens, a tradução é o contrário: pode existir uma sobrecarga em função de excesso de trabalho e muita solicitação da família.

Quando o Sol entrar em Capricórnio no dia 21 de dezembro de 2009, o Ascendente estará em Touro, Lua, Júpiter e Netuno em Aquário na casa 10. Por isto, é possível investir em estudos, viagens e boas amizades. As influências aquarianas exigem mais modernidade, interesse pelas questões do mundo em que vive, coragem e confiança na vida que sempre se renova. Se uma porta se fecha, muitas outras se abrem. É preciso procurar por elas.

Previsões para 2010 - Libra

Por: Andreia Modesto





Sob forte pressão, a astróloga cede e publica as previsões para Libra. Havia pensado em deixar para o final e preparar algo bem especial. Mas, considerando a ansiedade de vários librianos, é melhor jogar logo a postagem e depois preparar um outro tipo de estudo mais profundo sobre Libra. É preciso reconhecer que em momento algum os librianos foram agressivos ou rudes, o que seria impossível para o signo de Vênus. Foi aquele jeitinho libriano simpático e gentil que amoleceu meu coração e me fez publicar logo as dicas para 2010.

Acho que Libra pode aproveitar de modo muito positivo as influências tensas que os grandes planetas jogarão sobre o signo. De um lado, Saturno. Do outro lado, Júpiter e Urano em oposição e Plutão em quadratura.

As oposições permitem que vejamos com mais clareza todos os pontos de uma determinada situação. Quem tem muitas oposições no mapa de nascimento, tem uma visão maior do mundo, mesmo que tenha enfrentado dilaceramentos e encarado suas contradições. Justamente por isto, evita-se uma postura unilateral. A quadratura de Plutão pode acordar Libra, embora esse verbo seja mais adequado ao regente de Aquário. Pode acordar com um balde de água fria, se decepcionando com algumas pessoas, mas de qualquer modo, pula da cama e começa a construir um novo modo de ser.

Libra vai poder se perceber melhor. E vai perceber com maior clareza e alguma dor, os relacionamentos que cultiva. O que os outros representam para Libra e o que Libra representa na vida das outras pessoas.

Rompimentos serão inevitáveis. Plutão quebra com as idealizações, tira o véu cor-de-rosa e permite que Libra se coloque com firmeza e obtenha o reconhecimento pelo seu valor. Tomara que eu tenha que perguntar menos vezes na consulta:

- “O que é que você está fazendo dentro desse relacionamento? Porque é que você não rompe uma relação tão destrutiva?”

É possível que alguns librianos decidam ficar sozinhos durante algum tempo, já que estão mais fortalecidos e podem querer ter experiências pessoais marcantes, o que seria mais difícil a dois.

Outros poderão construir relacionamentos duradouros, sob a influência de Saturno. Pode ser um processo rápido de término e reconstrução na vida a dois ou novos vínculos em todas as áreas da vida.

Para Libra se conhecer melhor, precisa prestar atenção no tipo de pessoa que atrai para sua vida e nos elos que costuma estabelecer. Os amigos são sempre muito exigentes? No amor, nunca recebe um elogio? Atrai pessoas difíceis e fica tentando extrair delas um mínimo de atenção e carinho? Esse tipo de relação tem que terminar e começar um novo ciclo em que Libra descobre gostar de sua própria companhia e ter critérios para escolher com quem vai querer dividir a vida.

Pode existir muita gratificação com as novas amizades, sobretudo pessoas de outras cidades ou outros países. Muitos colegas de trabalho e estudos podem se tornar boas companhias em vários momentos.

Libra é um signo de inteligência e muitos librianos adoram estudar e escrever. Pode existir uma produção intelectual maior, livros, artigos, blogs ou outras formas de expressar suas idéias, já que a quadratura de Plutão pode fazer aflorar dons e talentos que Libra não conhecia.

Libra pode ser bastante metódico, focado e produtivo, se desejar. Algumas influências podem transformar o ano de 2010 num período em que sobra algum tempo para a criatividade, muita energia para a construção profissional e ainda espaço para o lazer.

As relações familiares estão sob a regência de Plutão e Libra pode ser bastante solicitado para ajudar a família. Em alguns casos poderá se sentir um tanto impotente para dar conta dos problemas. Poderá se aproximar um pouco mais dos irmãos ou sobrinhos.

As influências desafiadoras de Júpiter e Urano podem exigir de Libra mais iniciativa, coragem e ousadia. Viajar para lugares diferentes, dar um salto maior, topar os desafios sem exigir tanta segurança. Tomar decisões sem precisar pedir a opinião das outras pessoas, se esconder do mundo durante um retiro espiritual de vinte dias, peregrinar pelo deserto seguido apenas da sua sombra, mergulhar num processo terapêutico, mochilar por novos cenários, retomar o hobby da fotografia ou pintura, enfim, encontrar espaço e tempo para as coisas que deseja fazer sem a exigência da companhia de uma outra pessoa.

Libra nunca ficará sozinho para sempre. As pessoas sentem atração na direção do signo afetivo, que está sempre sorrindo e tem uma voz doce. A questão é que Libra pode escolher quando quer ter alguém ao seu lado, quem é esse alguém e como é que deseja que a relação se estabeleça.

Mudar de casa, cidade ou país pode ser o melhor, se isto se confirmar pela estrutura do mapa. Reformar a casa, mudar o corpo, sair da postura contemplativa para uma postura mais ativa e enérgica diante do mundo. Iniciar aquele programa de ginástica, começar a correr...

Com Saturno transitando sobre o signo, retrocedendo para Virgem e retornando ao signo, podem existir boas recompensas profissionais. Isto só vai acontecer se Libra teve uma postura correta e coerente na carreira, pois Saturno só recompensa quem andou no seu trilho: colocando pedrinha sobre pedrinha, se aperfeiçoando, acumulando conhecimentos, se tornando uma boa ferramenta dentro do cenário profissional escolhido.

Só tem medo de Saturno quem andou se perdendo de si mesmo ou insistiu em ter uma postura dependente ou confusa. Saturno é símbolo de estruturação. Ajuda Libra a estruturar uma nova personalidade. Para alguns, esse processo pode estar associado a um cargo de maior poder no segmento profissional em que atuou até agora.

Para outros, pode ser uma nova performance diante dos relacionamentos, sabendo se preservar e entendendo que os outros devem gostar de Libra por aquilo que Libra é e não pelo que Libra vai tentar ser para conquistar os outros.

O signo que nunca se importa em ficar para segundo plano ou apenas “ser parte do outro”, pode começar a contrabalançar essa tendência com mais auto-confiança. Nunca deixará de ser amoroso e pacífico mas pode se tornar mais “incorpadinho” e deixar de tomar sempre a forma do outro tentando valorizar a harmonia dos relacionamentos. Que as relações sejam harmoniosas sem que Libra tenha que negar a si mesmo.

Maiakovski era canceriano com a Lua, Saturno e Nódulo Lunar Sul em Libra. Tinha Vênus em Leão conjunção Mercúrio. Apaixonado e intenso, em um dos seus poemas, dá a dica:

"Brilhar para sempre,
brilhar como um farol,
brilhar com brilho eterno
Gente é pra brilhar
que tudo o mais vá prá o inferno,
este é o meu slogan
e o do sol."

Previsões par 2010 - Gêmeos

Por: Andreia Modesto





Gêmeos continua atravessando mudanças em todos os níveis. Como signo do elemento ar, encontra nesses novos tempos as condições necessárias para expandir. Aqueles que atuam na área da educação são os mais favorecidos, já que a conjunção Júpiter-Urano em Peixes trará viagens, reconhecimento e até algum tipo de premiação. Mas os aspectos favorecem todos os geminianos de toda as áreas com abertura de cenários profissionais maiores.

Poderá existir algum tipo de “golpe de sorte” na vida profissional e se existiam projetos emperrados, eles acabam fluindo, as coisas se desenvolvendo com mais facilidade. Gêmeos ganha maior visibilidade, aparece sabendo tomar decisões e podendo transmitir informações e conhecimentos importantes na área em que atua.

Gêmeos pode sentir que está voltando (lentamente) a ter as rédeas do seu destino e que dois mais dois soma quatro. Nos últimos anos foi um dos signos que sofreu perdas e reviravoltas e muitas vezes era difícil entender o que é que estava acontecendo. É um processo lento de reconstrução e em alguns momentos a dica ainda é deixar a vida guiar, apontar novas direções e seguir sem medos.

Os executivos que forem promovidos não estarão necessariamente atolados de responsabilidades e engessados em rotinas. Pois existe uma energia de liberdade e criatividade todo o tempo. Urano representa os imprevistos que podem levar a viajar de repente para o outro lado do mundo ou assumir funções mais dinâmicas que jamais desempenhou anteriormente.

Os pontos mais vulneráveis serão a vida financeira (pois pode investir nas viagens, novos cursos, transformando o dinheiro em conhecimento ou experiências) e a própria saúde, que podem exigir uma atenção maior. Deve fazer seus exames regularmente e tomar cuidado com problemas respiratórios.

Mas de modo geral, apesar da pressão de alguns planetas, Gêmeos poderá ter um ano bastante motivador, produtivo e positivo em várias áreas, com muita vida social, novos amigos e integração a grupos. Poderá começar um trabalho voluntário e pensar seriamente sobre a possibilidade de ter uma atuação política no mundo em que vivemos. Não faltarão convites e propostas para Gêmeos participar do mundo, dizer o que pensa, ajudar a criar novas idéias e fazer as coisas acontecerem!

Os signos do elemento ar, Gêmeos, Libra e Aquário, nem sempre gostam de lidar com dinheiro e nem sempre cuidam da saúde como deveriam. Quando são organizados na relação com o mundo material, isto se deve a outros posicionamentos do mapa e não à regência de Mercúrio, Vênus ou Urano. O elemento ar pensa, imagina, reflete, troca idéias e experimenta...Por isso, a orientação é dar uma atenção um pouco maior ao dinheiro e à saúde para poder realmente aproveitar o ano que pode ser excelente em termos de abertura de horizontes mais amplos.

Para quem gosta de viajar, conhecer pessoas e experimentar novas situações de vida, o ano será perfeito. Mas não será um ano importante apenas pelas experiências exteriores (viagens, eventos, encontros) mas também por muitas coisas acontecendo dentro de Gêmeos: tomando consciência das suas contradições e conflitos, examinando suas dualidades, pluralidades e riquezas. Saberão integrar a razão geminiana com um bocado de intuição, saberão conjugar sensibilidade e disciplina.

Pode ser um ano muito produtivo e com favorecimento para os geminianos educadores ou artistas que têm procurado se aperfeiçoar no caminho profissional. Aqueles que atuam na música, artes plásticas, tv, cinema...irão se destacar e alcançar o patamar que almejavam. É perfeito para lançar livro, publicar tese, começar o blog, montar o site...Gêmeos é o signo da comunicação e 2010 exige que se expresse de um modo mais vigoroso ainda do que já veio fazendo até agora.

O signo dos curiosos, conhecido por seus vários interesses e tendência à dispersão, é na verdade, um dos signos da inteligência e da mente organizada. E o número de engenheiros e matemáticos regidos por Gêmeos é grande. As influências de Júpiter, Urano e Netuno, diluem a razão geminiana e tornam Gêmeos mais emotivos e intuitivos. Dois mais dois voltou a fazer quatro em algumas situações mas...em outros momentos é melhor reconhecer que a razão não explica nada. A mente está se reorganizando mas não pensarão do mesmo modo como pensavam até então. Estão olhando para o mundo de um novo ângulo.

A vida afetiva está sob influência de planetas diferentes. Podem romper um relacionamento e iniciar outro em seguida. O relacionamento afetivo pode passar por testes difíceis. Se vai se fortalecer ou se vai realmente chegar ao fim, vai depender da estrutura de cada mapa. A relação com os filhos se torna mais próxima e positiva e num momento tão criativo, pensar em ter o primeiro filho pode ser uma escolha perfeita.

As influências geminianas continuam sendo de muita renovação. E no que diz respeito às amizades, o vento forte continua afastando algumas amizades mais antigas e trazendo muitos contatos novos e estimulantes. Ao final do ano de 2010, Gêmeos irá reconhecer que viveu um ano intenso, criativo, animado e que aprendeu muitas coisas novas e importantes, além de ter conseguido ampliar o leque dos relacionamentos ainda mais!