Achei muito pertinente....

“A iniciação antiga repousava em uma concepção do homem ao mesmo tempo mais sadia e mais elevada do que a nossa. Nós dissociamos a educação do corpo, da alma e do espírito.
Nossas ciências físicas e naturais, bastante avançadas em si mesmas, abstraem o princípio da alma e de sua difusão no universo.
Nossa religião não satisfaz às necessidades da inteligência; nossa medicina nada quer saber da alma e do espírito.
O homem contemporâneo procura o prazer sem a felicidade, a felicidade sem a ciência, e a ciência sem a sabedoria.
A Antiguidade não admitia semelhante separação. Em todos os domínios, ela levava em conta a tríplice natureza do homem.
A iniciação era um treino gradual de todo ser humano rumo aos cumes vertiginosos do espírito, de onde se pode dominar a vida.
“Para atingir o domínio – diziam os sábios de então – o homem tem necessidade de uma refundição total de seu ser físico, moral e intelectual. Ora, esta refundição só é possível mediante o exercício da vontade, da intuição e do raciocínio.
Por meio de sua completa concordância, o homem pode desenvolver suas faculdades até limites incalculáveis. A alma tem sentidos adormecidos; a iniciação os desperta.
Através de um estudo aprofundado, uma aplicação constante, o homem pode colocar-se em comunicação consciente com as forças ocultas do Universo.
Através de um esforço prodigioso, ele pode atingir a percepção espiritual direta, abrir os caminhos do além e tornar-se capaz de se dirigir para lá.
Somente então pode dizer que venceu o destino e conquistou aqui na terra a sua liberdade divina. Somente então o iniciado pode tornar-se o iniciador, profeta e teurgo, isto é, vidente e criador de almas.
Porque só aquele que comanda a si mesmo pode comandar os outros; somente aquele que é livre pode libertar”
Assim pensavam os iniciados antigos. Os maiores deles viviam e agiam de acordo com esse pensamento.
A verdadeira iniciação, portanto, era muito diferente de um sonho vazio e muito mais do que um simples ensinamento científico.
Era a criação de uma alma por ela mesma, sua eclosão em um plano superior, sua eflorescência no mundo divino.” Os Grandes Iniciados - Edouard Schuré - Gnose - IBRASA
Nenhum comentário:
Postar um comentário