quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O que é Yoga?



Carlos Eduardo G. Barbosa


Yoga é uma disciplina que constrói uma relação entre a mente e o corpo do praticante de modo a proporcionar a ele a habilidade de manter sua atenção bastante concentrada e o seu corpo bem disposto e vitalizado.

A maneira de conseguir esses resultados pode variar bastante, mas o princípio é sempre o mesmo, ou seja, o de explorar recursos inatos que permitem ao praticante viver melhor e de forma mais produtiva. A força para alcançar esse resultado vem de dentro do próprio praticante. O Yoga é um sistema que busca dentro de cada praticante os recursos necessários para o sucesso de sua prática. Na verdade o mais poderoso recurso de que dispomos para realizar o Yoga é a nossa autenticidade.

No texto fundamental da doutrina do Yoga, os Sutras do Yoga, se afirma que o Yoga é o recolhimento das atividades da mente, e então o indivíduo ("aquele que vê") se assenta em sua natureza autêntica. Dizendo isso com outras palavras, praticar Yoga é descobrir quem você é, para poder colocar você mesmo em prática.

De longe a forma mais popular assumida pelo Yoga é o Hatha Yoga, com suas posturas e práticas respiratórias que já são conhecidas em todo o Ocidente. É uma forma de Yoga cujos benefícios têm sido reconhecidos por estudos acadêmicos e pesquisas clínicas, através dos quais ficaram evidentes os benefícios dessa prática, desde que monitorada por um orientador experiente. Mas essa não é a única maneira de realizar o Yoga. Costuma-se dizer que há diversas "modalidades" de Yoga, ou tipos diferentes de Yoga, mas o que existem são variações na maneira de alcançar a descoberta de si mesmo, que é o único tipo de Yoga que existe.

A meta principal do Yoga é, portanto, responder à pergunta "quem sou eu?" que o praticante faz para si mesmo. Essa pergunta não aceita uma resposta teórica, e por isso o Yoga propõe que o praticante encontre os meios para produzir uma resposta prática. Uma maneira simples de encarar o Yoga é considerar que é um método para descobrir a vocação, pois quando realizamos o Yoga corretamente, despertamos nossa verdadeira capacidade de trabalho. Isso às vezes provoca mudanças na vida do praticante, que muda de atividade profissional ou altera o perfil de suas amizades.





O mais importante que precisamos saber sobre o Yoga, no entanto, é que ele produz um sentimento de profunda paz e satisfação, quando é praticado corretamente. Essa satisfação é expressa pela palavra sânscrita "ananda", que expressa uma felicidade de natureza elevada. O verdadeiro yogi é reconhecido exatamente pela manifestação desse sentimento, que ilumina sua face.

Nenhum comentário:

Postar um comentário