quarta-feira, 16 de março de 2011

Maior lua cheia em 20 anos, no próximo sábado

As informações foram retiradas do Blog Construviver.


Foto tirada pelo Erick na Índia


 Estamos prestes a visualizar a maior lua cheia das duas últimas décadas.
No próximo sábado, dia 19 de março, esse satélite natural vai chegar ao ponto mais próximo da Terra.
Ou seja, a lua cheia vai aparecer mais exuberante do que o usual na noite quando ela atingir o ponto máximo de um ciclo, conhecido como ‘Perigeu Lunar’.


A distância será de 221,567 milhas da órbita –mais próxima do nosso planeta desde 1992.
A lua cheia poderá aparecer no céu 14% maior e 30% mais luminosa, especialmente quando nascer no horizonte do oriente ao pôr-do-sol ou em condições atmosféricas bem favoráveis.


Superlua - Muito se tem escrito sobre a influência do astro e do fenômeno Superlua na ocorrência de grandes catástrofes naturais. Um fenômeno que a ciência desmistifica.


Contudo, são várias as notícias apocalípticas que têm vindo a circular nas últimas semanas na internet sobre a possibilidade de ocorrerem graves catástrofes naturais uma semana antes e uma semana depois do dia 19 de março.


Afirma-se que o fenômeno estaria conectado com fenômenos geológicos - como os terremotos, vulcões e tsunamis.
 A última vez que a lua passou tão próxima da Terra foi no dia 10 de janeiro de 2005, nos dias próximos dos terremotos na Indonésia que registrou 9.0 na escala Richter.


O furacão Katrina em 2005 também foi associado com a lua cheia incomum.


Previsões de ‘supermoons’ aconteceram em 1955, 1974 e 1992 – cada um destes anos tivemos a experiência de fortes manifestações climáticas.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Site:"Ciência Hoje":

Uma ‘Super Lua’ como não se via há 18 anos


Perigeu Lunar não teve influência no terramoto do Japão

Lua mais próxima da Terra, no próximo sábado.

(Cortesia Nasa)A lua cheia vai estar mais perto da Terra no próximo sábado, iluminando o céu a uma distância de apenas 356 574 quilómetros.
 Já não se aproximava assim do nosso planeta há 18 anos, estando 6530 quilómetros mais perto do que é habitual. A influência do satélite natural da Terra irá sentir-se essencialmente nas marés.

Há quem lhe chame de “Super Lua” e o fenómeno acontece quando está mais perto do que é normal, dentro da sua órbita, e quando ao mesmo tempo é Lua cheia.
Vai chegar ao ponto mais próximo da Terra, ou seja, vai aparecer mais exuberante à noite quando atingir o ponto máximo de um ciclo, conhecido como ‘Perigeu Lunar’.

Os investigadores, sismólogos e vulcanologistas, negam que possa ter consequências no balanço interno da Terra e ainda, segundo o Centro de Investigação Geológica (CIG) dos Estados Unidos, não teve qualquer relação com o terramoto que devastou o Japão.

No entanto, existe uma relação entre as fases da lua cheia e nova e as actividades sísmicas, já que a força da maré vai para além do normal, sob a influência do alinhamento da lua com o sol, e consequentemente aumentando a pressão sobre as placas tectónicas.

O CIG acrescenta que não seria o caso deste sismo, tendo em conta que aconteceu num período de fracas marés e o facto de ter ocorrido uma semana antes da "Super Lua" foi apenas uma coincidência.
 O deslocamento das placas vai-se formando ao longo de centenas de anos, descartando assim a possibilidade de ligação entre os fenómenos.

A variação da lua acontece por ela girar, na sua órbita, de maneira elíptica e não circular.
 O acontecimento do próximo sábado deve elevar a cinco por cento a força gravitacional entre o satélite lunar e o planeta, mas será imperceptível e não vai provocar grandes mudanças na Terra.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------


Minha opinião pessoal:

Já ouvi falar tantas coisas até hoje em minha vida que, prefiro vivenciar esta Lua, como viviencio todas as outras !!!!!! kkkkkkkkk
Todos os meses comemoro a Lua Cheia com um ritual específico chamado "Purnima Puja"!
Independentemente de qualquer outra coisa, venha comemorar conosco esta Lua, ás 18hs no Ashram "Sarva Mangalam" do SDM.
Rua Coriolano, 169, Pompéia, tel: 3862 7321
Entrada humanitária !!!!! 1 kg de alimento !!!!!
ESSA EU GARANTO QUE SERÁ REAL !!!!!!

Maga,

PS: É dia 19 e são 21:15hs...como eu disse,  melhor me garantir com áquilo que sempre foi certeiro !!!!!
      kkkkkkkkkkkkkkk
      A Lua entrou ás 15:11hs e até agora.......nuvens.....

Um comentário: