segunda-feira, 14 de março de 2011

10 anos de Espiritualidade - revista "Sexto Sentido" - comemoração de 10 anos.......

Para saber o que mudou em 10 anos de Sexto Sentido nas bancas, entrevistamos espiritualistas, professores, mestres que ao longo desta jornada estiveram em nossas páginas.
E uma parte destas entrevistas foi colocada em nossas páginas impressas, o restante você lê a seguir.







Claúdio Duarte


O que mudou em sua vida, espiritualmente, nesses 10 anos?


Como em nenhum momento, em nenhum instante me afastei do caminho espiritual - mesmo pagando um certo onus por isto - o resultado foi muito bom, muito promissos e muito positivo.




Carmem Balhestero


E quanto ao universo esotérico/místico em geral, você acha que houve alguma coisa nova nesses 10 anos?


Sem muitas novidades no Universo Místico, as Mensagens principais dos Mestres são as mesmas de sempre - a PAX existe há 25 anos e as principais metas e diretrizes continuam sendo : a Verdade, Integridade, Humildade, o Respeito aos Valores Humanos, e servir como exemplo aos outros.
O mundo que vivemos é puro reflexo de nossas energias e atitudes.
Todas as canalizações dos Mestres visam o bem comum, ensinam o amor incondicional e sugerem que cada um é responsável por criar a Paz Planetária através dos pensamentos, atitudes e escolhas diárias.




O que mudou em sua vida, espiritualmente, nesses 10 anos?


Cada vez mais sinto a importância de sermos espelhos da nossa alma e vivenciarmos somente o que nos traz alegria e abundância.
 A aceleração do tempo e as diferentes frequências de energia têm nos proporcionado mudanças drásticas e momentos de re-avaliação.
 A telepatia e outras faculdades que ativam nossa percepção extra sensorial estão cada vez mais presentes para que todos possam vislumbrar o Poder Interno.
 Me sinto mais confortável em excercer a Espiritualidade hoje do que em 1988, ocasião da Primeira Conferência de Metafísica na USP, quando as pessoas escondiam a Espiritualidade, no que acreditavam e as práticas desenvolvidas.


Conhecendo novas pessoas a cada dia no Brasil e ao redor da Mãe Terra, e conhecendo novas técnicas que despertam o que cada um tem de melhor, sinto que nós como humanidade estamos evoluindo de forma consciente e agora mais do que nunca é necessário que possamos nos unir e reafirmar nosso Poder Individual e fazer escolhas acertadas a cada instante, de acordo com nosso discernimento e livre-arbítrio. Sinto que começamos a entender o sentido do verbo COMPARTILHAR, alavanca principal do Plano Espiritual, onde cada um ensina e aprende o que mais necessita e o que tem de melhor, para que juntos possamos atingir a Maestria e a Ascensão.


* Parabéns à toda a equipe da Sexto Sentido pelos 10 anos e que Deus continue iluminando e proporcionando novos caminhos para todos vocês que tratam a Espiritualidade de forma séria e objetiva, brindando os leitores com o verdadeiro conhecimento sem fronteiras.


Pax & Luz, Carmen Balhestero & Família PAX.






Eleine Christy


O mundo melhorou nos últimos dez anos?


Eu acredito que sim, mesmo que as aparência nos mostrem algo deturpado.
Devemos considerar que a população aumentou e que as estatísticas nos mostrem em porcentagens que ainda não se há tanta abertura.


Como você vê as relações entre as diferentes posturas religiosas nesse período?


Tenho participado de vários encontros religiosos e culturas diferentes e há um consenso de que há necessidade da tolerância pois todas elas buscam a mesma coisa, mas que há uma necessidade de se haver união pois cada uma abrangem um tipo de consciência e todas, que não perdem os limites tem fundamentos importantes para aqueles que estão abertos a elas.


E quanto ao universo esotérico/místico em geral, você acha que houve alguma coisa nova nesses 10 anos?


Fui convidada para o encontro dos 10 anos da Bruxaria no Brasil e do Centenário da Umbanda neste ano de 2008 e particularmente fiquei feliz como que vi nestes dois momentos: o assumir que cada Universo é igual a uma criança que tem suas fases: a criança, a adolescência e adulta e que cada um tem suas peculiaridades, e que estamos vivendo a fase adulta, de tolerar as diversidades e entendê-las como um processo, sem ir contra as modificações e sim melhorá-las para tempos que virão.




O que mudou em sua vida, espiritualmente, nesses 10 anos?


O que mudou na minha vida espiritual nestes 10 anos: TUDO.
Amadureci junto com uma geração que teve um início difícil de buscas, desencontros, encontros e um amadurecimento com a abertura para coisas novas e na esperança de ainda encontrar algo maior que preencha as lacunas que séculos o ser humano vem tentando preencher para se sentir Uno com o Universo que vê a sua frente, porém ainda inatingível em vários sentidos... e o espiritual é o mais próximo que podemos chegar dele.
 Hoje me sinto mais completa, mais realizada e firme na minha busca e nos caminhos que estão a minha frente para me mostrar tudo isso que expus acima.




Erick Schulz


E quanto ao universo esotérico/místico em geral, você acha que houve alguma coisa nova nesses 10 anos?


Sim, a concientização do povo brasileiro do que é realmente o esoterismo e o misticismo é bem maior hoje em dia, muita gente boa saiu do armario e colocou a cara para bater o que é maravilhoso, pois precisamos a todos os dias melhores profissionais e estudiosos no area.


O que mudou em sua vida, espiritualmente, nesses 10 anos?


Muita coisa, principalmente amadurecimento e vi que, não adianta nada, ler, estudar, falar se não praticar.






Francisco Aranda Gabilan


Como você vê as relações entre as diferentes posturas religiosas nesse período?


Muitos segmentos religiosos perderam-se e se distanciaram no aspecto estrutural de incentivarem e propiciarem a evolução espiritual de seus profitentes, preferindo o caminho mais fácil (e material) da dogmática, da imposição de rituais, de contradição e oposição às realidades científicas -- as mais modernas, como a Física Quântica, corroboram a precedência e reexistência do Ser Espiritual -- e, afinal, vivem de estipêndios e de construções suntuosas que dão bem a demonstração de crescimento e riqueza material, mas sem nenhum sentido de melhoria das criaturas... antes o contrário, propiciam uma estagnação moral de uma parcela da humanidade. Fazem das religiões, simples rótulos. Por outro lado, umas poucas, ditas comumente “espiritualizadas”, e dentre elas o Espiritismo, é que se preocupam e trabalham pela melhoria e progresso espiritual do Ser. E estão certas!



O que mudou em sua vida, espiritualmente, nesses 10 anos?


Tudo!
Através dos ensinamentos da lógica espírita e de uma melhor compreensão dos ensinos evangélicos, sinto-me não subordinado ao desejo irrefreável de conquistas materiais, sinto-me mais fraterno, com participação social efetiva, e, com certeza, ciente de que sou um ser imortal, criatura do Criador, que leva a marca Dele, como a obra leva a marca do seu autor.
 Estou convicto da máxima espírita de que estar no Bem é estar em conformidade com a Lei Natural e que a eventual infração a esta importa em sofrimento, agora ou no futuro; é a lei de ação e reação, no sentido científico, ou no sentido evangélico “a cada um segundo as suas obras”. Entender isso e tentar vivenciar, com certeza me faz melhor.




Maisa Intelisano


E quanto ao universo esotérico/místico em geral, você acha que houve alguma coisa nova nesses 10 anos?


Nova exatamente, não.
O que temos visto é muito mais um resgate de antigas tradições e conhecimentos que haviam sido negligenciados, marginalizados ou ignorados. Tudo o que surge no campo espiritual está, na verdade, ressurgindo.


O que mudou em sua vida, espiritualmente, nesses 10 anos?


Tudo!
Há dez anos eu tinha uma religião que seguia, hoje não tenho religião, mas me sinto mais espiritualizada do que naquela época.
 Minha certeza da vida espiritual, da reencanação, da vida após a morte continua, mas está mais forte do que nunca.
Há exatamente dez anos eu estava optando por buscar outros conhecimentos espirituais além daqueles que as religiões que havia seguido até então me davam.
 E, de lá para cá, não parei mais.
Aprendi muito, mudei muito, ampliei meus horizontes.
Mudança é progresso.
Quem não muda, não progride tanto quanto poderia. Mudar faz parte do crescimento e do amadurecimento espiritual.




Margareth Gonçalves


E quanto ao universo esotérico/místico em geral, você acha que houve alguma coisa nova nesses 10 anos?


Em relação ao Esotérico, sim....como já disse, estamos em contínua evolução e a procura do "se encontrar", "se achar", aumentou muito.
Universo Esotérico é nosso universo interior, conscencional, amadureciento das emoções, das almas, dos aprendizados, etc.
Um dos fatores mais importantes neste período ao meu ver, foi o reconhecimento do ocidente pela importância da Meditação.
Em relação ao Místico, não... Universo Místico é a expressão do mundo interno no externo, exotérico, é o saber lidar com cristais, cores, tarôt, magias e etc.
Talvez o aumento da procura por este universo que é tão encantador possa ser um sintoma de crescimento, mas sinceramente, não vi nada de novo neste "período de dez anos".


O que mudou em sua vida, espiritualmente, nesses 10 anos?


Bem, particularmente nestes dez anos, experenciei circunstâncias e emoções das mais variadas e profundas. Todas elas valeram e muito para a observação do meu mundo esotérico.
 Posso dizer que, nestes 10 anos minha vida mudou substancialmente, tanto na frequência do sentir como no ângulo de percepção que tenho de todos os fatos que vivencio. Isso está sendo maravilhoso !!!!!




E quanto ao Universo esotérico/místico em geral, você acha que houve alguma coisa nova nesses dez anos?


Como já disse, houve a abertura dos portais do oculto e todos caíram sedentos para descobrir seus mistérios, muitos aventureiros inclusive.
No mundo esotérico a transição de alternativo e quase marginal para ter um lugar na sociedade, pegou muitos profissionais desprevenidos, inclusive por que de repente quem nunca foi da área começou a se arvorar e utilizar recursos das áreas alternativas em outras atividades.
Normalmente os praticantes de vias mais espirituais ,não são bons em lidar com o aspecto material, empresarial e acabavam ou aprendendo ou sucumbindo frente a estes "novos místicos".
Mas isto também fez parte, afinal sempre quisemos reconhecimento e ele veio. Mas no verdadeiro caminho místico espiritual, aquele interno e pessoal, todos os que buscavam a Panacéia Universal depararam com a senda do autoconhecimento e da auto-superação para obtê-la e muitos desistiram.






Marília de Abreu


O que mudou em sua vida, espiritualmente neste dez anos?


Estou nesta senda há quase trinta anos, o caminho espiritual que escolhi serviu para nortear minha vida, me fortalecer e, vez ou outra ajudava as pessoas que eu orientava como astróloga que sou.
Naquela época, não existiam livros, só estrangeiros difíceis de se arranjar, com o nosso dinheiro desvalorizado, inflação galopante, poucas livrarias dispostas a apostar neste nicho de mercado de clientes sedentos mas de poucas posses.
Não existia internet,nem formas de se saber com conseguir informação, as pessoas se reuniam nas livrarias e trocavam informações e o resto era a própria espiritualidade que guiava.
 Acho que estas dificuldades me foram úteis, o meu desenvolvimento teve o tempo e o ritmo que precisou, minha mente afoita poderia ter querido ir mais depressa e, hoje vejo que isto poderia ser desastroso.


Nos últimos dez anos houve uma revolução, internet,tradução de livros, Harry Potter este universo estava para estourar a boca do balão.


Em 1998 eu pressentia uma mudança, fiquei quase um ano planejando o como faria, sentia que era a hora, mas mesmo assim relutei por um ano em asumir-me como bruxa ,minha sócia dizia ;"vamos para fogueira de novo". eu não sentia isto, parecia que era a hora , as sincronicidades comprovaram isto, tão logo começamos a montar e divulgar o coven e o treinamento de bruxos, houve o convite para colaborarmos com a revista, era " sair do armário" definitivo, mas aceitamos.


A Revista Sexto Sentido fez algo inédito abrindo a possibilidade de se encontrar respostas àqueles que buscavam caminhos alternativos, insatisfeitos com a via espiritual oficial.
Respeitou os colaboradores( antes quando eu enviava alguma matéria para um veículo de comunicação era comum ver o texto modificado e distorcido, na Sexto Sentido isto nunca aconteceu, nunca pediram para que tratasse temas sensacionalistas, ou limitaram temas, sempre houve liberdade para difundir idéias e conceitos na profundidade que cada um alcançasse).
Trouxe ainda opções de caminhos espirituais que seriam desconhecidos do grande público.


O que estes dez anos fizeram na minha vida espiritual?

Trouxeram uma aceitação da minha espiritualidade dentro da minha vida, agora eu a expressava abertamente ,a percepção de que eu não estava sozinha, a realização de um anseio de dar voz à minha percepção de mundo e ter o eco, o contato com a forma como outros buscadores lidavam com suas experiências espirituais enriqueceram as minhas, trazendo-me mais sabedoria ( como bruxa solitária temos um "espaço" mais limitados de experiências e, às vezes perdemos a visão imparcial e impessoal, que no contato com outras pessoas somos forçados a ter).


Nestes últimos dez anos eu e a revista Sexto Sentido estivemos sincronizados, muita gente encontrou sua turma graças à revista que eu parabenizo pelo trabalho e agradeço amoportunidade de estarmos juntos.






Marilú Martinelli


E quanto ao universo esotérico/místico em geral, você acha que houve alguma coisa nova nesses 10 anos?


Penso que a espiritualidade e seus praticantes, quer discípulos quer instrutores, no decorrer das eras vivem um constante desafio; encontrar novas maneiras de viver e de ensinar eternas verdades, e compreender e principalmente sentir os antigos ensinamentos como fundamentos para a criação de novas descobertas.
E dessa maneira estimular a criação de uma renovadora e pulsante visão do ser humano, da vida e do mundo.
O que há de novo é a crescente conscientização da nossa divindade inata e da nossa unidade com a natureza e com Deus Pai-Mãe.
Acredito numa conquista espiritual humana pelo desabrochar dos mistérios e forças criativas latentes em cada ser e a utilização consciente dos talentos obedecendo a propositos divinos.




O que mudou em sua vida, espiritualmente, nesses 10 anos?


Nesses dez anos fui percebendo cada vez mais claramente a ação de Deus em tudo, percebi que devoção não é subserviência, mas autonomia, porque o Mestre, nos revela aos poucos, o mestre que vive em nós, e assim nossa personalidade se rende e não busca mais vencer o combate, mas a parceria, e o intelecto torna-se um servidor do divino em nós.
Meu Mestre Sathya Sai Baba me ensinou e ensina que preciso ser auto-consciente constantemente, e que devo praticar o que prego, e agir de acordo com o que acredito, os valores humanos.
Todo o tempo Ele me mostra que tudo que se opôe a vontade do espirito se opõe a Vontade de Deus. Nesses dez anos aprendi também o quanto é importante a disciplina no caminho espiritual, ela atua como um solvente limpando nossa sujeira interior.
E que a meditação é uma grande aliada no processo de refinação, superação e transmutação da mente, e indispensável para o despertar da inteligência do coração.
Continuo aprendendo sempre confiante e com imensa gratidão sigo meu caminhos sempre atenta aos Seus sinais.






Monica Buonfiglio


O mundo melhorou nos últimos dez anos?


Sem dúvida; é natural que ocorra o processo evolutivo.
O mundo não está parado no mesmo lugar e seja como for, também está melhorando em relação à consciência espiritual.
 O número dez representa a totalidade, Deus, a conclusão, a criação...


Sabemos que uma empresa, um casamento ou qualquer empreendimento tem grandes chances de dar certo se ela consegue passar pelo período dos dez anos.


Passamos por um período astrológico bem desfavorável ao universo místico, de “caça às bruxas” (1998-2008) e agora devemos viver na totalidade do número 10, um início da real experiência da Era de Aquário.




Como você vê as posturas religiosas neste período?


A palavra religião vem de religio.
Legere significa escolher, eleger, juntar.
A reflexão teológica ensina que religião nos impele a ligar a pessoa à Deus. Mas se observarmos a etimologia da palavra religere, esta significa “consideração cuidadosa” de uma maneira simplista.
 O prefixo re, “para trás”, portanto, existe um consenso em observar o que acontece no mundo religioso para saber se estamos retrocedendo ou não; acho que, de maneira geral, estamos tendo uma visão mais inteligente das religiões em todo o mundo, não estamos retrocedendo e se isto está acontecendo, é em relação a uma minoria.
O uso de ferramentas como a internet ajuda a tirar dúvidas das pessoas quanto a uma determinada religião.




Existe algo novo no universo místico nestes dez anos?


Sinceramente, não vi nada novo, mas repetido, apenas com uma nova roupagem.
Muita gente anunciou uma nova época de integração, uma era de nova consciência, mas vi cada um preocupado em resolver seus problemas pessoais. Vocês da Revista Sexto Sentido devem ter percebido isso...


O que mudou na sua vida espiritualmente nestes dez anos?


De maneira geral, não mudou muito, talvez pelo fato de estar trabalhando na internet (Terra Networks), ter me mudado para uma chácara no interior de São Paulo, adotado uma nova postura neste período onde deixei a TV, não senti grandes diferenças.


Lembro que foi vital meu encontro com Chico Xavier para tomar esta decisão e fiquei até surpresa quando recebi um telefone do Alex Alprim para fazer uma entrevista onde fui capa da revista número 7 Sexto Sentido.


O que notei nestes dez anos foi um aumento considerável de homens interessados em temas espiritualistas.


Pode parecer clichê, mas a vida ensina a ser ainda mais, a cada dia, tolerante com os outros, respeitando sempre seu ponto de vista.


Só gostaria de fazer uma colocação: o mundo precisa urgentemente de solidariedade: amamos as coisas e usamos as pessoas quando deveríamos usar as coisas e amar as pessoas.






Monja Coen


O que mudou em sua vida, espiritualmente, nesses 10 anos?


A vida é mudança. A espiritualidade é a vida em movimento.
Estamos sempre nos transformando e cada experiência é transformadora - quando nos permitimos transformar.
Tenho mudado, tenho sentido muitas vezes, quando dos grandes crimes internacionais, das guerras, dos ataques terroristas, das fomes, das misérias, dos abusos, das violências, tenho me sentido insuficiënte e incapaz. Será que todos os anos de prática religiosa, toda a intenção não são capazes de atingir seus objetivos?


Ao mesmo tempo tem aumentado o número de pessoas integrando-se à vida religiosa e aos propósitos de uma espiritualide ligada à justiça social, direitos humanos, respeito á biodiversidade.
 Aumentou o número de discípulas e de discípulos e com isso aumenta a minha responsabilidade em apontar para elas e para eles o Caminho de Buda.






Pablo Villarubia




E quanto ao universo esotérico/místico em geral, você acha que houve alguma coisa nova nesses 10 anos?


Nao, mas o que sim houve foi uma reformulação de valores espirituais e sua aplicaçao em um âmbito menos restrito, mais amplo, onde antes nao havia resposta.


O que mudou em sua vida, espiritualmente, nesses 10 anos?


Tudo aquilo que aprendi nos anos 80, escrevendo para a minha coluna "Vida Alternativa" (City News/Jornal da Cidade), logo para a Sexto Sentido e para as revistas de mistérios espanholas fez mudar radicalmente - e para melhor - a minha vida: como dizia Huxley, abriram-se as "portas da percepçao" de uma maneira que eu nunca poderia suspeitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário