Escrito por: Margareth Gonçalves (Devi Dasika), Gnana Dhatha do SDM
O Aum – frequentemente citado como Om – se tornou uma palavra mais do que comum nas meditações, porém muitas vezes utilizada sem qualquer critério e sem o conhecimento real do seu significado.
Dificilmente poderíamos dar explicações resumidas, principalmente se procurássemos usar palavras adequadas. Tratarei de expor a importância deste assunto tanto como formação conceptual, como também pêlos efeitos vibratórios, que esta sílaba mística exerce em nossas práticas meditativas.
Sendo o Ser Supremo uma “substância”, que está através do todo e mesmo Ele sendo o todo, permanece mais além de sua manifestação no espaço infinito como imanifestado, onde somente existe a sabedoria e além dela, o Aspecto Sintético Unitário de Deus, representado pela sílaba OM. (aí não existe a condição de Mônada, ou seja, a individualidade). Quando Ele deseja manifestar-se (dia de Brahman), torna-se múltiplo e milhões de fragmentos. Dele mesmo tomam sua individualidade, surgindo o primeiro componente do pranava AUM, representando então o Espírito do ser.
Pela junção entre Espírito e Energia, (shakty Divina) surge à matéria constituindo finalmente aquilo que é chamado de manifestação. Quando acontece a manifestação, o Parabrahman constitui a mesma e permanece na não manifestação, porque Ele (Parabrahman) é o todo , é o Uno(podemos também dizer que é o tudo e o nada). O ideal da vida evolutiva do ser, é a aproximação eterna ao Parabrahman, que habita em cada um de nós e também no espaço infinito. O primeiro aspecto de manifestação tripla é:
(A) – Primeira letra
Espírito, Para nossa maior compreensão o chamaremos de Principio de Vida. Este principio de vida se manifesta, segundo seja o veículo ou envoltura em que se encontre. Assim é chamado PURUSHA, quando o corpo ou kosha é o Ananda-Maya ou veículo de Luz. É PARAMATMA, quando a envoltura é Vignana-Maya ou veículo do conhecimento. É ATMA, no Manomaya-Kosha ou veículo dos pensamentos. YIVATMA, no Pranamaya-Kosha ou veículo de vitalidade e por último é chamado AKSHARATMA no corpo denso ou físico, no Annamaya-Kosha, que é constituído por alimentos. Também o estado de consciência é diferente em cada uma das envolturas com que se reveste o espírito e que são segundo ele mesmo segundo a ordem anterior:
Turiyatita
Swapna (estado de sono)
Turiya (samadhi)
Yagrat (vigília)
Sushupti (sono profundo)
As envolturas com que se revestem o Principio de Vida, podem ir se solidificando, segundo seja o progresso obtido no caminho evolutivo, e quando o ser por seus méritos, já não está obrigado a voltar a reencarnar neste denso mundo físico.
(U) – Segunda Letra
Matéria Raiz ou Mula-Prakriti (evolução cósmica)
A matéria raiz ou Mula-Prakriti está modificada em Sete Raios ou Reckas, (como é chamado no hinduismo). Pelas variadas funções destes diferentes raios estão constituídos os sete mundos externos ou Lokas da cosmogonia. É manejada por grandes sábios chamados Sikandis. Doam a matéria para encarnações de Avatara-Purushas e constituem a matéria que é sublimada dos 24 tatwas (elementos dos corpos astrais). Os sete mundos externos ou Sapta-Lokas, de onde provem o Princípio de Vida segundo seu estado evolutivo são:
a) PRANAVA-LOKA: É o grande mundo constituído por Mula- Prakriti ou Matéria –Raiz, e permanece como OM. Ë o assento de Brahm (Deus), formado de luz divina.
b) NADA-LOKA: É o lugar onde moram Maha- Brahma, Maha-Vishnu e Maha- Shiva. Está caracterizado por: Existência em plenitude (SAT), consciência suprema (CHIT) e luz (ANANDA).
c) BINDU-LOKA: É o assento de Brahma Shakty (energia feminina), de Brahma (criador), Vishnu (mantenedor), Shiva (renovador).
d) SABDA-LOKA: Akasa (éter)
e) NIRMALA-LOKA: Prana (ar)
f) MAHASUDDHA-LOKA: Tejas (fogo)
g) SUDDHA-LOKA: Apas (água)
h) PRITHIVI-LOKA: Prithivi (terra)
Estes sete Lokas ou mundos formados pêlos raios, estão relacionados com uma quíntupla disposição material do Cosmos, quer dizer:
ANANDAMAYA, VIGNANAMAYA, MANOMAYA, PRANAMAYA e ANNAMAYA KOSHA.
Há uma íntima relação entre os planos ou mundos do universo e das envolturas do ser. Os mundos que são formados desde a letra (d) até a letra (h), são setenárias, sendo os da terra os seguintes:
BHU, BHUVANA, SUBHAHA, MAHAR, JANA, TAPA, SATYA (e é exatamente aqui que se formam os sete raios de evolução do ser humano, mais conhecido aqui no ocidente como EL MORYA , SAINT GERMAIN, HILARION, ETC...... Então dá para se perceber que Fraternidade Branca Universal não é somente os sete raios evolucionantes para nós, estes são “simplesmente” o desdobramento de um complexo muito maior de departamentos onde atuam os Mestres dessa Fraternidade. Todos governados por excelsos seres, preocupados em nos passar sabedoria, mante-la e destruir os obstáculos para o conhecimento da Yoga Brahma Vidya ou Ciência Sintética do Absoluto).
PRAKRITI
Prakriti (evolução humana): Esta matéria está constituída pêlos 24 elementos atômicos chamados Tatwas; formam a base estrutural dos cinco corpos ou envolturas (koshas), com que se envolve o princípio de vida, ou seja, o mundo interno do ser. Estes tatwas por sua vez, estão agrupados segundo seja o plano em que tenham sua origem. Primeiramente está a matéria do AVYAKTA TARWAKUTA ou corpo de yoga, é matéria indiferenciada, quer dizer, seu estado é de Unidade Eterna, é a origem do todo.
Em seguida está MAHAT TATWAKUTA; é a primeira manifestação da matéria, origem de tudo que é criado. Aqui reside a força chamada Buddhi ou intelecto.
MANAS TATWAKUTA; é o corpo de emoções ou morada da mente.
INDRIYAS TATWAKUTA; Grupo do conhecimento.....
Órgãos sensoriais: (gnanendriyas): olhos, ouvidos, nariz, língua, pele.
Órgãos da ação (karmendriyas) boca, mãos, pés, órgãos reprodutores, órgão excretor.
Cinco Mahabutas ou elementos primordiais: terra, água, ar, fogo, e éter. E suas qualidades Tanmatras: visão, audição, olfato, sabor e tato. É exatamente aqui que acontecem os fenômenos mediúnicos, sendo assim, fica claro que não existe paranormalidade, são fenômenos totalmente normais, todas as pessoas os possuem; o que acontece é que as pessoas que já trabalham com a mediunidade, têm seus Tanmatras desenvolvidos, ou seja, não são acontecimentos do além, e sim, acontecimentos perfeitamente naturais provenientes da constituição dos nossos corpos etéricos. Esse mediunismo é chamado na Índia de Siddhis, ou seja, poderes.
O Ahankara, que é o conceito do eu e constitui a individualidade, é o 24° TATWA, compenetra os quatro grupos e domina especialmente o grupo Manas (mente). É a árvore da qual provém o Yagrat ou Manifestação alternante.
(M) - TERCEIRA LETRA
O outro aspecto do pranava OM é o da SHAKTY ou Energia Divina, serve de ligação entre o Espírito e a Matéria e é representada pela letra M, dando dinamismo a ambos (matéria e espírito), já que sozinhos, são estáticos. Esta energia que é BRAHMA-SHAKTY (energia feminina) translada o incognicível Brahman (deus imanifesto), ao conhecível universo manifestado (yagat). Esta energia é tripla:
a) DEVI-SHAKTY: É a união com o Paramatma (Narayana) funciona naquilo que está relacionado com a criação, conservação e convergência do universo.
b) ESHA-SHAKTY: É desta energia a constituição das Encarnações Divinas (avataras purushas) que descendem de tempo em tempo para proteger as leis divinas.
c) GUNAMAYA-SHAKTY: É a energia com que funcionam os seres humanos. Ela segue em duas direções: Atma-Para e Prakriti-Para. A primeira de tendência espiritual e a Segunda de tendência material.
O aspecto Prakriti-Para da Gunamaya-Shakty é conhecido como as três gunas ou qualidades da matéria. SATWA (inteligência), RAJAS (ação), e TAMAS (inércia). São as leis que nos ligam à matéria e que nos fazem escravos da mesma.
O aspecto ATMA-PARA é de transcendência espiritual e é regido pelas três ATMA-SHAKTYS do conhecimento, desejo e ação.
Como podemos perceber, a manifestação é composta por A Espírito, U Matéria e M Energia, têm sua origem no Parabrahman ou Deus único e transcendente. Esta matéria é diferenciada com o objeto de que possamos compreender, e apesar da multiplicidade existe uma eterna união, formando um só corpo cósmico. Nossa finalidade é chegar a compreendê-la e conhecê-la. Com o devido conhecimento e as práticas meditativas do sistema de Suddha Raja Yoga, que é a síntese de todas as modalidades de yoga, poderemos acrescentar nossa consciência, que se traduzirá em um acréscimo cada vez maior ao mérito de contatar com o Supremo Espírito de Deus; este contato será de eterna aproximação a ELE ( BRAHMA- SAMIPYA). Segundo os Mestres de Sabedoria, este acervo de conhecimentos será sempre coroado de maior sabedoria e luz indescritível.
Por Margareth Gonçalves (Devidasika)
Um lugar virtual para expor minhas ideias... Ministro cursos específicos da escola Suddha Dharma Mandalam, que se localiza dentro do Instituto de Cultura Hindú "Naradeva Shala", abrangendo um enfoque holístico, associados aos estudos esotéricos do "Sanatana Dharma" e do Yoga Brahma Vidya. Meu e-mail é: devi.devidasika@gmail.com
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