domingo, 5 de agosto de 2012

Intermediários não são necessários



Uma história antiga...Um jovem diabo vem correndo até seu chefe. Ele está tremendo e diz ao velho diabo: "Algo deve ser feito imediatamente, porque na Terra um homem encontrou a verdade! E urna vez que as pessoas conheçam a verdade, o que vai ser de nossa profissão?"

O velho diabo riu e disse: "Sente-se, descanse e não se preocupe. Tudo está sob controle. Nossa gente já está lá".

Mas o jovem disse: "Estou voltando de lá e não vi nenhum diabo".

O velho respondeu: "Os sacerdotes são minha gente. Eles já cercaram o homem que encontrou a verdade. Agora se tornarão os intermediários entre o homem da verdade e as massas. Vão erguer templos, vão escrever escrituras, vão interpretar e distorcer tudo. Pedirão ao povo que adorem e rezem. E em toda essa confusão a verdade será perdida. Esse é meu velho método, sempre deu certo".

Os sacerdotes que representam a religião não são seus amigos. São os maiores inimigos da religião, porque ela não requer intermediário. Entre você e a existência há uma afinidade imediata. Tudo que você precisa aprender é como compreender a linguagem da existência.

Você conhece as linguagens do homem, mas essas não são as linguagens da existência. A existência conhece apenas uma linguagem: a do silêncio.

Se você também for capaz de ficar silencioso, será capaz de entender a verdade, o sentido da vida, o significado de tudo aquilo que existe.

E não há ninguém que possa interpretá-lo para você.





Osho, em "Sacerdotes e Políticos: A Máfia da Alma"
Publicado no blog palavras de Osho

Nenhum comentário:

Postar um comentário