quarta-feira, 1 de setembro de 2010

"Janma Ashtami " - Niver de Krishna !!!!!

Janma Senhor Krishna Ashtami aniversário-02 de setembro de 2010




Senhor Krishna, o oitavo avatar de Vishnu nasceu em Mathura (Uttar Pradesh perto de Delhi) sobre o tithi Ashtami de Krishna Paksha no mês de Sravana Raja de Vasudeva e Devaki Devi em uma prisão e foi criado por Yasoda e Nanda Devi Raja. O significado do nascimento do Senhor Krishna é livrar o mundo do mal e, em especial para matar seu tio gráfico Kansa.In Shri Krishna e, portanto, para a celebração do seu nascimento, o Sol deve estar em Leão e Lua em Rohini.




Posição dos planetas no nascimento do deus Krishna
Foi apenas no oitavo dia da segunda quinzena, no mês de Shravana quando a Lua entrou Vrishabha (Taurus), em Rohini Nakshatra que o Senhor Krishna apareceu. De acordo com Barhapatyamana, o mês de Shravana corresponde ao mês de Bhadrapada Krishnapaksha. Senhor nasceu no ano de Visvavasu, aproximadamente. 5227 anos atrás.




Comemorado por mais de dois dias
Janmashtami é comemorado por mais de dois dias como "Rohini nakshatra" e Ashtami não pode cair no mesmo dia. O primeiro dia conhecido como Krishnashtami, como o nascimento de Krishna Bhagwan cai no oitavo dia após Raksha Bandhan, que geralmente cai no mês de agosto. O segundo dia é conhecido como Kalashtami.



A razão para a oitava encarnação do Senhor Vishnu como Senhor Krishna
King Kansa de Mathura foi um tirano muito cruel cuja tirania poupou ninguém, nem mesmo os sábios tiveram que suportar o peso de sua crueldade. Finalmente, os deuses não podiam tolerar suas atrocidades contra seus devotos, então, em um sonho Kansa foi dito que o seu reinado mal seria levada para um fim de oitavo filho de sua irmã Devaki é quem iria matá-lo. Kansa solução para esta mensagem dos deuses era prender sua irmã Devaki e seu marido Vasudeva.
Devaki teve seis filhos, cada um dos quais foram prontamente morto por Kansa. Na sexta a gravidez da criança foi dada secretamente para sua segunda esposa. Kansa ficou enfurecido ao descobrir que Devaki já não estava grávida quando ele foi buscar a criança e matá-lo. (Esta criança foi Krishna é irmão mais velho, Balarama avatar de Sesha Naga). Na noite do nascimento do sétimo filho de Maya Devi (ilusão) nasceu e depois de ser morto teve sua forma verdadeira e disse Kansa que nada parava o oitavo avatar de nascer e, finalmente, matá-lo (mais tarde esta criança é adorado como Subhadhra que é adorado em Jagannatha Puri com seus irmãos Balarama e Krishna.). Na noite do oitavo filho nasceu, os guardas da prisão caiu em um sono profundo e as portas estavam destravadas magicamente. Aproveitando esta oportunidade, Vasudeva saiu da prisão e levado para longe do avatar de Vishnu para a segurança de um reino vizinho Gokul que era governado pelo rei Nanda outro lado do rio Yamuna as águas se dividiram para fazer um canal de Vasudeva passar. Na Gokul, sob a proteção do rei Nanda, Krishna tem o afeto de Queen's Nanda Yashoda quem Krishna olhou como uma mãe. Dias passados com diversão e brincadeira, onde o bebê Krishna cresceu. Mas um dia chegou Kansa rumores que o filho de Devaki tinha escapado de algum modo suas garras e estava vivendo em Gokul.



O Putana Demoness

Para matar o Senhor Krishna, Kansa contratou um demônio chamado Putana que havia sido sua babá. Após o tratamento, especialmente o demônio Putana de modo que seus mamilos estavam envenenadas Kansa disfarçou como uma ninfa e mandou para a Gokul tentar amamentar o Senhor Krishna e matá-lo. Mas o avatar de Vishnu, filho do Senhor Krishna, mesmo que viu através do despertar e, ao invés envenenado por ela morder seu mamilo demoness desmaiou e morreu logo lábios Krishna é tocado seus seios. parcela Kansa para eliminar Krishna foi frustrada. Mas, como resultado de sugar o leite envenenado, Krishna é originalmente justo cor da pele escureceu.




Kalia Mardan e ao levantamento do Monte. Govardhan

Krishna continuou a crescer em Gokul. Adquiriu notoriedade como um gatuno de leite e manteiga, mas havia endeared para o povo de Gokul por seu jeito brincalhão.

Entre outras coisas, ele disse ter feito em Gokul, incluir seu levantamento Monte Govardhan para salvar o povo de Gokul de uma tempestade e sua domesticação da Kalia, uma cobra gigante que vivia no rio Yamuna, que aterrorizou a população de Gokul. Embora ainda na sua adolescência, Krishna veio para Mathura, onde King Kansa tinha organizado um torneio de luta livre, Krishna participava e depois de derrotar todos os concorrentes, ele desafiou Kansa a um ataque de wrestling. O tempo Kansa mal por morte havia chegado, Krishna derrotou e matou-o. O povo de Mathura foram aliviados. Outro evento importante em Krishna é a vida mais tarde foi que ele funcionava como um assessor do Pandavas e durante a guerra do Mahabharata entre os Pandavas e Kauravas era de Arjuna (um dos cinco irmãos Pandavas) cocheiro.

Celebração da Janma Ashtami

O Senhor Krishna nasceu à meia-noite, portanto, as celebrações começam também na meia-noite. O conto de nascimento do Senhor Krishna é recitado eo ídolo de Krishna como uma criança é adorado. No dia seguinte, é celebrado como "Dahikala" (um prato feito de iogurte). Como o Senhor Krishna gostava de roubar manteiga de barro panelas enfiadas alto na infância, uma panela de barro cheia de iogurte é pendurada a uma altura suficiente e os rapazes formam uma pirâmide humana para alcançar o pote de barro e tentar quebrá-lo para o coro de "Govinda Govinda".

Krishna Janmashtami é observado na tithi oitavo da Paksha Krishna (lua minguante), durante o mês de Shravana no nakshatra de Rohini. O calendário hindu é lunar e tithi e pode unir-se para apenas algumas horas. Quando isso acontece Ashtami Krishna é às vezes celebrada em dias sucessivos, dependendo de suas tradições locais ou da família. O jejum de Krishna Ashtami começa no Saptami tithi dia (sétimo lua minguante), seguida de uma noite de cantar para comemorar o nascimento do Senhor Krishna à meia-noite. À meia-noite, o ídolo do bebê Senhor Krishna é banhado, colocado em um berço e adorado com as pessoas (geralmente mulheres) se revezando na balançando o berço. O festival é comemorado com muita alegria por todos e delicasies feita com manteiga, leite e iogurte, que foram algumas das comidas favoritas do Senhor Krishna.

Em Mumbai e Pune Janma Ashtami é conhecido popularmente como Dahi Handi e é celebrada com um entusiasmo enorme, com várias Handis (potes de barro) suspenso acima do solo com prêmios em quase cada canto e esquina da cidade, e grupos de jovens fazem árvore como formações para tentar quebrá-los para o recebimento de prêmios.


Compilado por Nimisha Khatri

Nenhum comentário:

Postar um comentário