quinta-feira, 23 de julho de 2015

SABER OUVIR



“Creio saber porque me satisfaz ouvir alguém. Quando realmente posso ouvir alguém, entro em contato com ele. Isto enriquece a minha vida (...)
Quando ouço, verdadeiramente, uma pessoa e apreendo o que mais lhe importa, em dado momento, ouvindo não apenas as suas palavras, mas a ela mesma, e quando lhe faço saber que ouvi seus significados pessoais privados, muitas coisas acontecem. Há antes de tudo, uma aparência de gratidão. A pessoa se sente libertada e quer transmitir-me algo mais sobre o seu mundo. Surge-lhe um novo senso de liberdade. Penso que se torna mais acessível ao processo de mudança (...)
Assim, ouvir de forma criativa, ativa, sensível, exata, empática e não avaliativa, é para mim, importante num relacionamento. É importante proporcioná-la. Tem sido extremamente importante encontrá-la, sobretudo em certos instantes da minha vida. Sinto que cresci interiormente quando a proporcionei. Estou absolutamente certo de haver crescido, de haver me libertado e engrandecido, quando fui ouvido dessa maneira”

Carl Rogers

Nenhum comentário:

Postar um comentário