domingo, 6 de novembro de 2011

Todos nós comemos insetos

Retirado do site:
http://www.vegetarianismo.com.br/sitio/index.php?option=com_content&task=view&id=1147&Itemid=128




É verdade!
 Praticamente nós todos já comemos insetos pelo menos uma vez na vida.
 E provavelmente a maioria de nós continuamos a comer insetos até hoje.

- Mas como? Que estória é essa?

Você come biscoito?
Toma iogurte e sorvete?
Toma leite sabor morango?
 Então já comeu inseto!

- O que uma coisa tem a ver com a outra?

Biscoitos e sorvetes costumam conter corantes.
Esses corantes, se você procurar no rótulo das embalagens, vai encontrar com os nomes de "Vermelho 4", "Vermelho 3", "Carmim", "Cochineal", "Corante natural carmim de Cochonilha", "Corante C.I", "Corante ou Colorizante E120" e todos esses são sinônimos de Corante de Cochonilha

- E o que é esse Corante de Cochonilha?

O Corante de Cochonilha é um material vermelho vivo feito dos corpos secos e esmagados de um inseto originário do México, a Cochonilha ou Dactylopius coccus.
A Cochonilha é uma praga que dá em plantas e tem preferência pelo cacto Opuntia coccinellifera e formam uma espécie de farinha nas folhas contaminadas.
São besouros diminutos (2 a 5 milímetros de comprimento) que formam colônias nas folhas (parecendo farinha), raízes e frutos das plantas, sugando a seiva, inoculando toxinas e provocando manchas, definhamento e morte da planta.

- Ah! Isso é lá no México!

A Cochonilha hoje é criada em todo o mundo, inclusive no Brasil, para a produção de corantes.
Bilhões desses insetos são criados e esmagados para fazer corante vermelho para colocar em sobremesas, bebidas, roupas, chás, etc ... Setenta mil insetos são esmagados e fervidos para fazer meio quilo de corante aproximadamente.
E ao mesmo tempo as cochonilhas são combatidas nas plantações comerciais pois são pragas, especialmente das frutas cítricas.
 O Grupo de Apoio às Crianças Hiperativas (Hyperactive Children's Support Group) recomenda eliminar os produtos que contêm esse corante da dieta das crianças com esse problema.
 O uso de cochonilha vem desde o descobrimento das Américas (era usada pelos Astecas) e aumentou recentemente depois que se descobriu que os corantes artificiais mais baratos causavam câncer.
Agora estão experimentando besouro esmagado nos consumidores- cobaias porque o besouro é "natural" ...

- ARGH !!! Eu não quero comer CORPOS DE INSETOS ESMAGADOS! Isso é NOJENTO !!!

Então aprenda a ler os rótulos do que você come e diga adeus aos produtos das marcas Aymoré, São Luiz, Piraquê (biscoitos), Parmalat, Vigor (iogurtes), e ainda muitos outros.
Procure os produtos coloridos com extratos de beterraba e páprica.

E mais importante: SAIBA O QUE VOCÊ COME! Procure saber que EDULCORANTES, EMULSIFICANTES, FLAVORIZANTES e outros códigos são esses nos alimentos que você come.

E uma coisa é bem óbvia: empresa nenhuma vai lhe dizer explicitamente o que ela põe nos seus produtos se houver a menor possibilidade de que isso faça você rejeitar o produto.
Experimente escrever para estas empresas e veja se eles vão mesmo lhe dizer, sem enrolação, que estão colorindo seus alimentos com besouros esmagados.

Colorizante E120 é uma pinóia ! Isso é BESOURO mesmo, INSETO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário